«Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus»

Olá Jesus. Hoje, e antes de começar, quero pedir-Te uma coisa: dá-me o dom de poder parar mesmo. Que eu hoje possa rezar o Péra aí não à pressa, superficialmente, mas que me possa deixar tocar.


O Evangelho de hoje é Jo 3,1-8:
Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era um dos principais entre os judeus. Foi ter com Jesus de noite e disse-Lhe: «Rabi, nós sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ninguém pode realizar os milagres que Tu fazes se Deus não está com ele». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus». Disse-Lhe Nicodemos: «Como pode um homem nascer, sendo já velho? Pode entrar segunda vez no seio materno e voltar a nascer?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne é carne e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito».


Jesus, às vezes as Tuas respostas deixam-me intrigada… Parece que não vêm nada a propósito… Nicodemos fez-Te um comentário e Tu começas com uma conversa que não pega nem com cola, diríamos nós… Mas no fundo talvez seja mesmo essa a Tua intenção: interromper a nossa conversa que é quase sempre a mesma e falar daquilo que realmente importa.
No fundo, o que nos dizes é que mais importante do que ficarmos aqui a discutir a origem de Deus é renascermos a cada dia. Se não há um momento em que nos libertamos do passado e queremos verdadeiramente nascer do Alto, seremos sempre velhos… Mesmo que o tempo seja novo, continuaremos envelhecidos. No fundo, se não nos reconciliamos com o nosso passado, vamos estar sempre a carregar remordimentos e ressentimentos por aquilo que fomos e que não queríamos ter sido e pelo que não fomos e queríamos ter sido… Pelo que não amámos. Pelas palavras que não dissemos, pelas coisas que não fizemos. Pelas dívidas que acumulámos em relação aos outros e que os outros têm em relação a nós…
Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
Mas pode um homem velho nascer de novo?
Pode. Podemos.
É preciso, é preciso nascermos de novo a cada dia. Nascermos do alto, não de baixo. E isso depende essencialmente de nós, se queremos abrir-nos ou não à Tua Graça, que nos faz renascer, que nos permite a reconciliação. E reconciliar-nos é mesmo isso… É reconciliar, não é modificar. Eu posso reescrever a vida para a frente, mas não para trás.


Senhor, ajuda-me a nascer de novo. Ajuda-me a não perder tempo a dar voltas ao passado, e a deixar-me guiar pelo Espírito Santo em direção ao presente, ao agora. Que hoje seja um dia para renascer.

Os comentários estão encerrados.