“Quem permanece em Mim e Eu nele dá muito fruto.”

Hoje é Domingo, Senhor: é o Teu dia! Este é o 5º Domingo da Páscoa, o 5º Domingo em que repetidamente nos dizes que ressuscitaste, que estás vivo para sempre! E que a Tua vida permanece agora em nós. Obrigado, porque fazes nascer para nós mais um dia e porque nos convidas a vivê-lo em Ti.


A Palavra de hoje é do Evangelho de João 15, 1-8.
“Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer (…) A glória de Meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis Meus discípulos”.


Jesus diz-nos que é isto que nos faz discípulos: permanecer Nele.
“Permanecer” é mais do que “estar”, é mais do que “ficar”: é estar sempre, é ficar demoradamente, tão demoradamente, que seja eternamente.
“Um fruto que permanece” é uma vida para sempre. Conhecemos muitos exemplos de vidas que deram muito fruto, um fruto que permanece até hoje, até nós: Maria, José, os apóstolos, Paulo e tantos, tantos santos, homens e mulheres como nós, alguns nossos contemporâneos (Teresa de Calcutá, João Paulo II…); e todos os outros, anónimos, nossos conhecidos, que tocaram as nossas vidas e que deram fruto tão abundante que só Deus lhe conhece o alcance.
Não sou eu desafiado ao mesmo?… Que fruto dá a minha vida?
Nenhum ramo dá fruto porque decidiu, mas porque acolheu o sol, a chuva, a terra e até aquilo que parecia ser destruidor, como a geada ou o vento; e permaneceu unido à raiz de onde lhe vem a vida.
O segredo é permanecer.


Senhor, Tu vieste para que tenhamos Vida, Vida em abundância; e queres que essa Vida, que nos dás, transborde. “Então vos tornareis Meus discípulos”. Faz-nos discípulos desse modo: profundamente unidos a Ti como o ramo à videira.
No dia de hoje, não preciso de Te pedir que permaneças em mim, porque sei que irás permanecer! Peço-Te, sim, a graça de permanecer em Ti, todos os minutos deste dia.

Os comentários estão encerrados.