“Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”

Jesus, hoje convido-te para almoçar em minha casa. Fica à vontade e descobre em mim aquilo que eu não sei ver, não sei reconhecer e não sei mudar.


E encontro as tuas palavras no Evangelho de Lc 14, 1.7-11
Naquele tempo, Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição. Todos O observavam. Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus disse-lhes esta parábola: «Quando fores convidado para um banquete nupcial, não tomes o primeiro lugar. Pode acontecer que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu; então, aquele que vos convidou a ambos, terá que te dizer: ‘Dá o lugar a este’; e ficarás depois envergonhado, se tiveres de ocupar o último lugar. Por isso, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar; e quando vier aquele que te convidou, dirá: ‘Amigo, sobe mais para cima’; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».


Jesus, o que mais me chama a atenção é o teu “olhar” aqui e agora .
“Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares ”

Tu percebes , conheces e notas em mim o desgaste que os sentimentos e atitudes de procurar os primeiros lugares provocam: quando procuro que me aceitem, me apreciem e elogiem, sem sensibilidade e tranquilidade. Essas vezes em que o provar que valho, esquece e atropela a mais valia do outro.
Essas situações em que quero ter razão e não oiço a sua opinião e todas aquelas em que teimo em ficar por cima.

Então aconselhas-me:
– Não tomes o primeiro lugar, vai antes sentar-te no último.
– Procura essa paz interior que te dá a mansidão e a humildade, a paz .
– Pede-me e serás capaz comigo, de ser segura, simples e assertiva.
– De ser altruísta e generosa.
– Capaz de calar e esperar, sem medo de perder, porque:

“Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”

O que posso fazer hoje para escolher o último lugar?
A quem ou o quê devo deixar sentar primeiro ?
Falar, escolher, passar, antes de mim e do meu egoísmo, orgulho e vaidade?
Vou dizer e repetir: Jesus manso e humilde de coração,faz o meu coração igual ao teu. Jesus manso e humilde de coração, faz o nosso coração igual ao teu.


Senhor, que possa encontrar em ti a recompensa que necessito, a sabedoria para as relações que necessitamos para que nos possamos dar uns com os outros desde aquilo que realmente somos e não desde os subornos, manipulações e mentiras mal contadas. Dá-me a alegria da simplicidade generosa. Jesus manso e humilde de coração, faz o nosso coração igual ao teu.

Os comentários estão encerrados.