«Quem tem o Filho de Deus tem a vida»

Bom dia Senhor! Obrigado por este novo dia e pelo fim-de-semana que hoje se abre. Peço pelos que hoje trabalham, pelos que têm grandes dificuldades, que acompanhes a todos nas nossas tarefas e vivências deste dia… No convívio com amigos e família, no acompanhamento dos filhos, nas compras e preparação da semana que vem, no trabalho, na missão de te tornar presente, no descanso e no lazer.
Continuamos este tempo de Natal, em que aprofundamos a tua encarnação. Que possamos, Jesus, compreender a profundidade e alcance desta realidade, que ela nos toque e leve a caminhar com mais fé, a amar melhor, a ser mais alegres e determinados no nosso caminho contigo a prosseguir a construção de um mundo feliz.


Hoje uma das leituras em que nos falas é 1ª Carta de S. João 5,5-13:
Caríssimos: quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é Filho de Deus?
Este, Jesus Cristo, é aquele que veio com água e com sangue; e não só com a água, mas com a água e com o sangue. E é o Espírito quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. Pois são três os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três coincidem no mesmo testemunho.
Se aceitamos o testemunho dos homens, maior é o testemunho de Deus; e o testemunho de Deus está em que foi Ele a dar testemunho a respeito do seu Filho.
Quem crê no Filho de Deus tem esse testemunho consigo. Quem não crê em Deus faz de Deus mentiroso, uma vez que não crê no testemunho que Deus deixou a favor do seu Filho. E este é o testemunho: Deus deu-nos a vida eterna, e esta vida está no seu Filho.
Quem tem o Filho de Deus tem a vida; quem não tem o Filho também não tem a vida.
Escrevi-vos estas coisas, a vós que credes no Nome do Filho de Deus, para que tenhais a certeza de ter convosco a vida eterna.


Ao longo desta sua 1ª carta, S. João desafia-nos a caminhar na luz, a viver como filhos de Deus, a amar (porque Deus é amor), e a viver na fé em ti como Filho de Deus. É neste último ponto que se insere a leitura de hoje. Pedimos-te ajuda, Jesus, para compreender pelo menos três afirmações:
– “vence o mundo quem crê que Tu és o Filho de Deus”. O mundo, a aparência da realidade e sobretudo a força das sociedades, das pessoas, têm muito impacto em nós, e tendem a empurrar-nos para viver baseados no que vemos, a crer somente nas forças humanas, a ignorar a acção de Deus, a esbarrar nas nossas limitações (comportamentais, doença e morte). Só uma fé viva, em que Tu tens força e deixamos o teu Espírito atuar, nos ajuda a ver em pleno a realidade, para lá das limitações.
– Tu és aquele “que veio com a água e com o sangue”: vieste sendo Filho de Deus (“com a água”), vivendo as nossas realidades e dimensões, até à morte infligida (“com o sangue”). Neste tempo de Natal, somos convidados a renovar esta fé, que é efetivamente a que nos ajuda a vencer a descrença e solidão existencial: Deus faz-se um de nós, revela-se em ti, para que com Ele vivamos a vida como prenda, como possibilidade e não como fatalidade.
– “Quem tem o Filho de Deus tem a vida”. Crendo que Tu és o Filho de Deus, que Deus não só existe como se fez homem e viveu esta mesma vida que nós, aceitando que Tu atuas em nós e na realidade, agora, neste novo ano de 2018, teremos a tua mesma vida. Jesus, que atitude me propões hoje para viver realmente com Vida?


Jesus, Senhor e amigo, ajuda-nos a viver nesta fé plena em ti; que estás sempre connosco, atuas no mundo, nos empurras a viver o melhor de nós. Pode parecer pouco, pouco concreto, mas se é certo que a fé sem obras é morta, as obras sem fé têm também um alcance limitado. Que saibamos unir as duas realidades, e hoje vivamos na alegria da fé, de um Deus que ama todos, acolhe todos e sempre levanta todos nas suas quedas, para chegarmos a ser como Tu!

Os comentários estão encerrados.