«Queremos ver Jesus!»

Querido Jesus,
Agradeço-te muito porque, para ti, era muito importante a oração com o Pai. Conversavas com Ele sobre tudo, o que estavas a viver, as circunstâncias, as dificuldades, os apóstolos, as pessoas, o mundo…Hoje tens uma palavra para mim, para cada um de nós, no nosso quotidiano. Ensina-nos a orar.


Leitura do Evangelho de São João 12, 20-33:
Entre os que tinham subido a Jerusalém à Festa para a adoração, havia alguns gregos. Estes foram ter com Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e pediam-lhe: «Senhor, nós queremos ver Jesus!» Filipe foi dizer isto a André; André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora de se revelar a glória do Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna. Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de Eu dizer? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente para esta hora é que Eu vim! Pai, manifesta a tua glória!» Veio, então, uma voz do Céu: «Já a manifestei e voltarei a manifestá-la!» Entre as pessoas presentes, que escutaram, uns diziam que tinha sido um trovão; outros diziam: «Foi um Anjo que lhe falou!» Jesus respondeu: «Esta voz não veio por causa de mim, mas por amor de vós. Agora é o julgamento deste mundo; agora é que o dominador deste mundo vai ser lançado fora. E Eu, quando for erguido da terra, atrairei todos a mim.» Dizia isto dando a entender de que espécie de morte havia de morrer.


Ao ler esta leitura, perguntei a Jesus: “Será que te desejo ver?”. Os gregos pediram ajuda a Filipe, que depois pediu a André e, finalmente, foram dizer a Jesus.
Quem são essas pessoas na minha vida, circunstâncias, espaços que me ajudam a encontrar-me com Jesus? Será que procuro conhecer Jesus lendo e rezando a Palavra?
Coloquemo-nos em Jerusalém: podemos ser alguém que assiste a tudo o que vai acontecendo e, depois, ouve a resposta de Jesus. Conversemos com Ele. Porque achava que a morte daria muito fruto? Porque estava tão perturbado mas permanecia sempre em diálogo com o Pai?
Como vivo as minhas dificuldades? Às vezes são mesmo sofrimentos duros, morte, conflitos, desemprego, uma tristeza, uma doença… Outras vezes, são coisas aborrecidas ou resistências interiores, ter que sair de nós ao encontro dos outros ou ser demasiado impulsivos.
Acredito que estas situações nos podem aproximar de Deus e uns dos outros? E se as formos conversando no coração, com Jesus, e continuarmos a caminhar?


Obrigada, Jesus, porque nos chamas a todos, ninguém fica de fora. Queres verdadeiramente que, com toda a liberdade, te possamos encontrar, ouvir e seguir.

Os comentários estão encerrados.