«Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?»

Continuo, Senhor, à espera do Espírito Santo. Essa foi a promessa que fizeste e por isso espero. Preciso do teu Espírito… e há tantas situações no planeta que também precisam do teu Espírito. Rezo por elas…


E hoje vens ter comigo através de Atos 19, 1-8
Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou a região alta e chegou a Éfeso. Encontrou lá alguns discípulos e perguntou-lhes: «Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?». Eles responderam-lhe: «Nem sequer ouvimos falar do Espírito Santo». Paulo perguntou: «Então, que baptismo recebestes?». Eles responderam: «O baptismo de João». Disse-lhes Paulo: «João administrou um baptismo de penitência, dizendo ao povo que acreditasse n’Aquele que ia chegar depois dele, isto é, em Jesus». Depois de ouvirem estas palavras, receberam o Baptismo em nome do Senhor Jesus. Quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar línguas e a profetizar. Eram ao todo uns doze homens. Paulo foi em seguida à sinagoga, onde falou com firmeza durante três meses, argumentando de modo convincente sobre o reino de Deus.


Que pergunta tão forte e pertinente: «Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?»
Não lhe dês uma resposta rápida. Talvez a resposta seja a mesma que aquelas pessoas no tempo de Paulo: «Nem sequer ouvimos falar do Espírito Santo».
Parece muito atrevida a resposta mas tem tanta verdade nos nossos dias. Quantas vezes vivemos e tentamos ser cristãos sem o teu Espírito, Jesus. Achamos que isto de amar e de perdoar, de fazer o que é bom, é uma questão de vontade e de força pessoal. Sim, também o é, mas é impossível se não for pela força do Espírito que Tu nos dás.
As pessoas da leitura só tinham recebido o Batismo de João, isto é, só tinham reconhecido que queriam mudar de vida e pediram perdão, fizeram penitência… mas isso não é o ser cristão, o seguir-te a ti Jesus.
Ser cristão é viver invadido pela força que Tu nos dás, pelo teu Espírito de paz, de alegria, de força para amar, de criatividade… Mas que difícil é viver assim! Claro porque vivemos sozinhos, vivemos só a contar connosco, vivemos fora da relação contigo.
Por isso, Jesus, hoje peço-te na minha oração e durante todo o dia: Batiza-me com o Teu Espírito. Assim e só assim falarei a tua língua de amor e darei a conhecer as Tuas palavras.


Batiza-me, Senhor, com o teu Espírito, inunda-me com o teu amor, com a tua alegria, bondade e força para amar.

Os comentários estão encerrados.