“Reparai…”

Olá, querido Pai. Obrigada pelas tuas chamadas de atenção, por não desistires da nossa felicidade, por lutares por ela mais do que nós mesmos… até porque sabes melhor do que nós próprios mm que nos faz verdadeiramente felizes. Obrigada, não só porque sempre estás, fiel e activamente, mas também porque queres que o saibamos, que sejamos sempre conscientes dessa tua presença efectiva e eficaz.


E hoje queres que sejamos conscientes da tua presença
Jesus contou-lhes uma parábola: “Reparai na figueira e nas restantes árvores. Quando começam a deitar rebentos, ao vê-los ficais a saber que o verão está próximo. Assim também, quando virdes essas coisas, conhecereis que o Reino de Deus está próximo. Em verdade vos digo: esta geração não passará antes que tudo se cumpra. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não não-de passar.
Lc 21, 29-33


Senhor, neste Evangelho convidas-nos a viver de olhos bem abertos. Dizes-nos “Reparai!” Ou seja: “Vivei atentos! De olhos bem abertos!” Abertos e atentos a todos os sinais que nos rodeiam. Porque eles revelam muito da nossa vida e daquilo que estamos chamados a viver.
Sim, quero viver atenta…
Aos meus próprios sinais…
Porque ando tão intolerante, com tanta falta de paciência e docilidade? Com tanta incapacidade de encontro com o outro, com o diferente? Sinal de que alguma coisa está mal… O que me falta, Senhor? O que me angustia? Porque isto é sinal de que não estou bem comigo mesma…
Aos sinais dos outros…
Reparo como o amor muda as pessoas e as faz fazer aquilo que por si mesmas nunca fariam… como o Amor agarra por completo a sua motivação. E pergunto-me, Senhor: como fazer do teu Amor a nossa maior motivação? Como deixar-me agarrar por esse Amor? Como ajudar os outros a encontrar essa motivação?
Reparo como o outro, sem saber bem como o fazer, procura ultrapassar o seu próprio limite e dar um passo de Amor e compreendo como da minha atenção a esse sinal depende a minha possibilidade de o ajudar, e que isso pode fazer toda a diferença…
Aos sinais do mundo…
Outro dia ouvia nas noticias que os cientistas da NASA descobriram que o buraco de ozono diminui, que não estava tão pequeno desde 1988, acho eu. É uma muito boa notícia mas também um importante sinal. Sinal de que aquilo que fazemos faz mesmo a diferença; sinal de que estanos no bom caminho e que temos, por isso, de continuar a adoptar práticas sustentáveis; sinal de que a nossa responsabilidade e fidelidade é caminho de esperança.


Peço-te muito, Senhor, que nos ajudes a viver atentos aos sinais que Tu não deixas de nos dar… através de tantas realidades e situações. De forma a que o Verão não nos apanhe desprevenidos…
E agradeço-te profundamente a tua palavra de fidelidade “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não não-de passar”, que é um convite à confiança e à esperança. Ainda que tudo passe o teu Amor sempre permanecerá. Que saibamos confiar neste teu Amor, Senhor, ainda que os sinais dos tempos nos pareçam tão adversos. Que saibamos viver na esperança de que nada nem ninguêm nos pode separar do teu Amor (Rm 8, 35-39)
Ámen!

Os comentários estão encerrados.