Saber dar frutos de Amor

Senhor Jesus, neste tempo de Quaresma quero realmente viver uma conversão interior. Quero aproximar-me de Ti e daqueles que me dás como irmãos, filhos do mesmo Pai que nos ama a todos com uma ternura imensa e espera sempre que saibamos reconhecer esse Amor e fazê-lo dar frutos.


A leitura do Evangelho que hoje nos acompanha no caminho quaresmal é Mateus 21, 33 a 43 e 45 a 46:
Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: “Ouvi outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos. Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro e a outro apedrejaram-no. Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros, e eles trataram-nos do mesmo modo. Por fim mandou-lhes o seu próprio filho, pensando: ‘Irão respeitar o meu filho’. Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro; vamos matá-lo e ficaremos com a sua herança’. Agarraram-no, levaram- no para fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?” Os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam-Lhe: “Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros que lhe entreguem os frutos a seu tempo”. Disse-lhes Jesus: “Nunca lestes na Escritura: ‘A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos”. Ao ouvirem as parábolas de Jesus, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus compreenderam que falava deles e queriam prendê-l’O; mas tiveram medo do povo, que O considerava profeta.»


Jesus, o que sentias Tu da parte do Teu povo, para contares esta parábola dos vinhateiros infiéis aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo? Devias estar a sofrer muito por ires percebendo que aqueles a quem se destinava o Messias O estavam a rejeitar!
O Pai, como narra a parábola, tinha preparado a vinha cuidadosamente, e mesmo ternamente, com todas as condições para que desse bom fruto, e os vinhateiros não souberam corresponder, foram violentos e cruéis, a ponto de matarem o Filho para ficarem com a herança.
Até ao final da parábola, Jesus, os sacerdotes e os anciãos não tinham apreendido que falavas deles. Mas a Tua última Palavra – “Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos” – fê-los compreender e amedrontou-os.


Jesus: nós, cristãos, somos esse outro povo do qual esperas que a Tua Palavra produza frutos. Ajuda-nos a sermos sempre fiéis e a não deixarmos de corresponder ao Amor infinito com que Tu e o Pai nos abraçam.

Os comentários estão encerrados.