Salvar a sua vida

Depois, dirigindo-se a todos, disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me, Pois, quem quiser salvar a sua vida há-de perde-la; mas quem perder a sua vida por minha causa há-de salva-la.” 
Lc 9, 22-24


O que será que Jesus quis dizer com “salvar a sua vida?” As vezes imagino uma cena de um navio a afundar-se e Jesus a pedir-me para ficar para ultimo lugar e ajudar os outros a salvarem-se. Assim como no Titanic. No entanto, se rezar esta passagem de coração inteiro, não penso que seja isso que ele pede a grande maioria de nos, que felizmente nunca passara por uma situação dessas. 

O que e que Ele quis dizer com “salvar a minha própria vida”? Talvez salvar a minha vida signifique a minha sensação de felicidade e de realização pessoal. Ou a imagem que os outros tem de mim, ser uma pessoa de sucesso, uma figura invejável aos olhos dos outros. Ou talvez um certo conforto económico que me permita não ter de andar sempre a fazer contas. Pode significar também, para alguns, ter controlo absoluto da sua vida e do seu tempo.

Sinto que o que Jesus me pede e que todas estas preocupações e objectivos sejam secundários. Mesmo sabendo que alguns são bons. Então quais deverão as minhas preocupações primarias? Jesus diz: Quem perder a sua vida por minha causa. Qual e “a sua causa”? E por o outro, e a imagem do outro em primeiro lugar que a minha. E por o meu tempo ao serviço dos outros. E não estar focado no meu umbigo e na busca incessante de felicidade, mas dedicar-me a fazer felizes os que estão a minha volta. E deixar que a minha imagem seja a que Jesus tem de mim e não perder tempo a pensar na que os outros carregam. E não querer acumular, mas largar. E corre o risco de perder para que outros tenham mais. E a causa de Jesus. E Ele assegura-me hoje, a mim e a todos os homens, que ao fazer isto, salvarei a minha vida.

Os comentários estão encerrados.