«Saulo, Saulo, porque me persegues?»

Bom dia Pai, bom dia Mãe. Hoje, agradeço-te Pai a tua fidelidade e esperança em nós. O teu amor sem medida e a tua misericórdia. Tal como somos, tal como estamos, tens uma missão para cada um de nós e se a ajuda for necessária sempre surpreendes quando menos esperamos. Agradeço-te por nos conseguires ver onde ainda não estamos e por nos olhares sempre como filhos muito amados.


Hoje Senhor, falas-nos através de Act 9, 1 – 20:
Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, foi ter com o Sumo Sacerdote e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta Via, os trouxesse algemados para Jerusalém. Estava a caminho e já próximo de Damasco, quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, porque me persegues?» Ele perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» Respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer.» Os seus companheiros de viagem tinham-se detido, emudecidos, ouvindo a voz, mas sem verem ninguém. Saulo ergueu-se do chão, mas, embora tivesse os olhos abertos, não via nada. Foi necessário levá-lo pela mão e, assim, entrou em Damasco, onde passou três dias sem ver, sem comer nem beber.Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor disse-lhe numa visão: «Ananias!» Respondeu: «Aqui estou, Senhor.» O Senhor prosseguiu: «Levanta-te, vai à casa de Judas, na rua Direita, e pergunta por um homem chamado Saulo de Tarso, que está a orar neste momento.» Saulo, entretanto, viu numa visão um homem, de nome Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista. Ananias respondeu: «Senhor, tenho ouvido muita gente falar desse homem e a contar todo o mal que ele tem feito aos teus santos, em Jerusalém. E agora está aqui com plenos poderes dos sumos sacerdotes, para prender todos quantos invocam o teu nome.» Mas o Senhor disse-lhe: «Vai, pois esse homem é instrumento da minha escolha, para levar o meu nome perante os pagãos, os reis e os filhos de Israel. Eu mesmo lhe hei-de mostrar quanto ele tem de sofrer pelo meu nome.» Então, Ananias partiu, entrou na dita casa, impôs as mãos sobre ele e disse: «Saulo, meu irmão, foi o Senhor que me enviou, esse Jesus que te apareceu no caminho em que vinhas, para recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo.» Nesse instante, caíram-lhe dos olhos uma espécie de escamas e recuperou a vista. Depois, levantou-se e recebeu o baptismo. Depois de se ter alimentado, voltaram-lhe as forças e passou alguns dias com os discípulos, em Damasco. Começou, então, imediatamente, a proclamar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus.


Hoje Jesus, falas-nos na conversão de Paulo. Um caminho percorrido por Saulo até se transformar realmente em Paulo de Tarso.
Mostras-nos uma caraterística do teu jeito de ser. Não te importaste com a situação de Saulo, perseguidor de cristãos. Apareceste quando ele menos esperava e fizeste ouvir a tua voz. Esse encontro surpreendente fez cair um emaranhado de conceitos, crenças e deveres. Saulo encontrou-se contigo e consigo mesmo. E, começou uma grande caminhada de conversão. Ia-se tornando cada vez menos Saulo para se transformar em Paulo, o apóstolo dos gentios. Contudo, Saulo teve que primeiro ficar cego para as coisas do mundo para depois te poder ver e perceber quem era e onde estava. Através de um teu instrumento, Ananias, levaste Saulo a ver e a levantar-se. Tu Senhor escolhes caminhos surpreendentes e surpreendes. Quantas vezes já não o fizeste com cada um de nós? Quantas vezes não necessitamos de deixar de ver para ver?
E, tu lá estás, sempre connosco, ao nosso ritmo, acompanhando e desafiando a ir mais além.
Paulo batizou-se, alimentou-se e partiu em missão, estava no caminho para a Páscoa, a exemplo do caminho do Senhor.
E eu? E tu? Que caminho estás a trilhar?
Como vão os teus olhos? O que desejas?
Deus quer salvar a humanidade, mas precisa de cada um de nós.
Escutemos a Palavra de Deus, o que o Senhor quer dizer a cada um de nós, pois a salvação é fruto da pregação e da fé de quem escuta.
Que o Senhor possa olhar para cada um de nós e ver uma possibilidade de realização do seu sonho de felicidade para ti e para mim. Senhor, ensina-nos a parar, a fazer silêncio, a escutar. Dá-nos a tua fé, os teus olhos, a tua palavra e contagia-nos com esse teu sonho de felicidade. Ajuda-nos a aderir a ti e a cumprir a missão que tens para cada um de nós.


Hoje, Senhor vou pensar na minha história de vida. Nas vezes que me apareceste para me confrontares e ajudares, em tudo o que me tens dado viver.
Orar pelas pessoas que me levam até Ti.
Como Tu e como Paulo sou uma caminhante que quer seguir-te e anunciar-te. Que, neste dia, o possa fazer na tua companhia. Levar-te àqueles que não te conhecem e andam perdidos pelos caminhos da vida.
Transforma o meu olhar Senhor, faz-me acolher a tua Palavra e a missão que tens para mim. Dá-me a força de não desistir de tentar ser a tua imagem viva para os outros.
Que eu sempre possa fazer a tua vontade.

Os comentários estão encerrados.