«Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto»

Bom dia Senhor! Hoje peço que me ajudes a viver inundado no teu amor e assente em apenas memórias de momentos vividos contigo. Peço ajuda para viver em oração.


Hoje toda a Igreja reza com o Evangelho de São João 15, 1-8:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».


Esta leitura começa de uma forma muito visual e bonita: “Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.” A imagem de agricultor de uma forma simples convida a criar uma relação com um Deus que cuida. Deus é como um agricultor que conhece o ritmo de crescimento de cada planta, que conhece cada rebento e cada folha seca. O agricultor cuida da sua videira para que ela cresça e dê fruto. Deus convida-nos a permanecer n’Ele através da oração para que dêmos fruto.
Numa segunda parte a leitura faz um convite a sermos discípulos e a darmos fruto para o mundo. “A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».” O Senhor não nos convida a ficar fechados em nós mas sim voltados para fora. De nada serve termos uma oração que não seja para dar fruto para o mundo. Há que ser testemunha de Jesus vivo no mundo.


Senhor hoje agradeço o convite a ser uma árvore que dá fruto, que gera vida e alimento para o mundo.

Os comentários estão encerrados.