“Se alguém quiser seguir-Me…”

Bom dia Senhor. Hoje agradeço o convite de ir ao Teu encontro, agradeço o chamamento de Te seguir e de ser como a árvore à beira do rio que dá fruto. Agradeço o desafio de viver inundado pelo Teu Espírito, sendo testemunha do Teu amor para o mundo. Obrigado, Senhor pelo Amor que colocas no meu coração e pela força para Te seguir. Obrigado por me convidares a ser feliz.


E o Teu convite à felicidade está hoje no Evangelho de S Lucas 9, 22-25:
Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos: «O Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia». E, dirigindo-Se a todos, disse: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por Minha causa salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?».


A Quaresma é tempo para se escolher, de novo, o caminho que leva à comunhão com Deus em Cristo no Espírito Santo. Desde o princípio da Quaresma o Senhor convida-nos a caminhar diariamente para Jesus Cristo que deu a vida por nós, para nos salvar.
Este é também o tempo para cada um identificar as suas cruzes, tomá-las e entregá-las na oração.
Existe no evangelho um claro convite a viver segundo o modelo de Jesus, de viver para o Pai, de viver para o mundo como discípulo e testemunha. Jesus fala muito claro:
«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por minha causa salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?».
Este é um convite claro à salvação, ao serviço e à entrega. Este é o modelo de Jesus e foi assim que Ele viveu. Um convite a estar no mundo não para buscar a satisfação dos nossos interesses e necessidades, mas para deixar de lado tudo o que nos impede de ir ao encontro do outro e que também nos impede de ir ao encontro de Deus.


Hoje, Senhor, quero agradecer a clareza das Tuas palavras. Peço que elas continuem a ressoar no meu coração: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por minha causa salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?».

Os comentários estão encerrados.