«Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra»

Bom dia Jesus, como estás? Como está o mundo hoje? Por vezes, estou tão centrada no meu mundo, nas pessoas mais próximas, nas tarefas a cumprir, no trabalho quotidiano, nas combinações ou obrigações, que me esqueço de olhar mais longe. Sobretudo, de ter um horizonte mais abrangente para contemplar, de reconhecer o teu amor por mim, Senhor, o teu amor por cada pessoa. Obrigada pelos dons e talentos recebidos em cada dia: os de que me apercebo mas também aqueles que não vejo ou não valorizo. Que possamos agradecer e saborear…


Agradecemos e saboreamos o que nos dizes hoje em Mt 5, 38-42:
«Ouviram o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Mas, Eu digo-vos mais: Não resistam a quem vos fizer mal. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»


Nesta leitura, Jesus desafia-nos a viver de outra maneira. Ninguém gosta de ser maltratado e humilhado. Mas não foi isso o que Ele viveu?
Na minha vida, o que significa dar a outra face a quem me bate?
Nem sequer estou a falar de situações de violência extrema como a que viveu Jesus. No entanto, há pessoas que me tratam mal (desprezo, injustiça e mentira…). Como respondo?
Muitas vezes nem sequer consigo responder e só me apetece fugir. Numa situação concreta, tenho “assuntos pendentes” e tenho procurado fazer a minha parte. Peço a Jesus a capacidade de não deixar de dar a minha opinião, calmamente.
Será que dar a outra face significa perdoar, voltar a acreditar na mudança dessas pessoas, dar uma nova oportunidade? Não é o que Jesus faz connosco?
Quando não consigo perdoar tão rapidamente, aceito conversar com Jesus? Peço-lhe que cure as minhas feridas?
Pelo contrário, em casa, quando alguém dá uma resposta mais agressiva, dar a outra face talvez seja calar-me, acalmar-me e, depois, conversar porque, na realidade, gostamos muito uns dos outros!…
Dar a outra face pode ser também procurar um novo olhar de fé e esperança para viver o dia a dia, mesmo quando a realidade é dura e difícil.
Por exemplo, não julgando os outros (nem a nós), não dizendo mal, não desanimando, sendo alegres, respondendo ao mal com bem, indo ao encontro das pessoas, sendo sinal forte de Deus.
Se ajudar, dialoguemos com Jesus:
Como posso dar a outra face na minha vida?
A quem posso acompanhar durante duas milhas?
Como posso ser generosa, hoje, de forma concreta?


Obrigada, Jesus, por nos acompanhares sempre. Creio e vou experimentando que contigo é possível amar de forma mais profunda e verdadeira. Há uma música que reflete este desafio: “Mas que descanso é viver a morrer todos os dias. Por ir contra o próprio querer e esquecer o que se queria. E querer o que Deus quer.”
Queira eu o que Deus quer!

Os comentários estão encerrados.