Sê firme nas tuas convicções, e uma só seja a tua palavra.

“Não te fies nas tuas riquezas, e não digas: «Tenho suficiente para mim.» Não sigas os teus desejos e a tua força, indo atrás das paixões do coração. Não digas: «Quem terá poder sobre mim?», porque o Senhor te punirá certamente. Não digas: «Pequei, e que me aconteceu de mal?», porque o Senhor é lento em castigar. Não vivas confiado no perdão, acumulando pecado sobre pecado. Não digas: «A misericórdia do Senhor é grande, Ele terá compaixão da multidão dos meus pecados!», porque nele a misericórdia e a ira caminham juntas; e o seu furor cairá sobre os pecadores. Não tardes em te converter ao Senhor, não adies, de dia para dia, porque a ira do Senhor virá de repente, e Ele te fará perecer no dia do castigo. Não confies em riquezas injustas, pois de nada te servirão no dia da desventura. Sabedoria no falar. Não te voltes a todos os ventos, e não andes por todos os caminhos; assim se comporta o pecador de linguagem dúplice. Sê firme nas tuas convicções, e uma só seja a tua palavra.”
Ben Sira 5, 1-10
 
Queridos irmãos, este sábio adverte-nos que não se pode brincar com a vida porque só temos uma. Há comportamentos que têm as suas consequências. Há caminhos sem regresso.
Ben Sirá insiste numa educação preventiva: mostra o engano de certas opções e, indirectamente, aponta o caminho certo. A riqueza, por exemplo, não é um baluarte invencível. Por isso, não convém pôr nela uma confiança cega e absoluta. Uma riqueza desonesta não garante o futuro.
Também não vale a pena usar a força com prepotência: agir de modo arrogante, e confiar levianamente no perdão de Deus, esquecendo o dever do arrependimento e da conversão, é tolice. 
Senhor, que nos ajudes a ser firmes e fieis, à Tua Palavra e às convicções que nos pedes que vivamos

Os comentários estão encerrados.