«Se não crerdes que Eu sou o que sou, morrereis nos vossos pecados.»

Hoje quero agradecer-te, Jesus, por este novo dia. Agradecer-te o dom da fé e da relação contigo.
Obrigada pela doação que fazes de ti por cada um de nós e pela presença sempre fiel na vida de cada um. Ensina-me a escutar-te e a compreender que tudo o que tinhas para revelar nos foi revelado e que a tua fidelidade ao Pai e entrega por nós na cruz faz toda a diferença na nossa vida. Tu Senhor atrais todos a ti. Que aqueles que não te conhecem o possam fazer através de cada um de nós e assim a salvação possa ser vivida até aos confins da terra.


Hoje Senhor, falas-nos através de Jo 8, 21-30:
Uma outra vez, Jesus disse-lhes: «Eu vou-me embora: vós haveis de procurar-me, mas morrereis no vosso pecado. Vós não podereis ir para onde Eu vou.» Então, os judeus comentavam: «Será que Ele se vai suicidar, dado que está a dizer: ‘Vós não podeis ir para onde Eu vou’?» Mas Ele acrescentou: «Vós sois cá de baixo; Eu sou lá de cima! Vós sois deste mundo; Eu não sou deste mundo. Já vos disse que morrereis nos vossos pecados. De facto, se não crerdes que Eu sou o que sou, morrereis nos vossos pecados.» Perguntaram-lhe, então: «Quem és Tu, afinal?» Disse-lhes Jesus: «Absolutamente aquilo que já vos estou a dizer! Tenho muitas coisas que dizer e que julgar a vosso respeito; mas do que falo ao mundo é do que ouvi àquele que me enviou, e que é verdadeiro.» Eles não perceberam que lhes falava do Pai. Disse-lhes, pois, Jesus: «Quando tiverdes erguido ao alto o Filho do Homem, então ficareis a saber que Eu sou o que sou e que nada faço por mim mesmo, mas falo destas coisas tal como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou só, porque faço sempre aquilo que lhe agrada.» Quando expunha estas coisas, muitos creram nele.


Jesus diz-se a si próprio, mostra aos fariseus quem é e convida a acreditarem nele. Estes não aderiam ao caminho de conversão e por isso Jesus lhes fala da morte e do pecado. Contudo, eles não conseguiam compreender quem é Jesus e por isso não o seguiam. Não percebiam que Ele estava a falar na sua morte e ressurreição. Não lhes era possível entender que o bem vence o mal e a vida vence a morte.
Hoje, vivemos ainda, de certa maneira, esta situação. Há ainda tanta gente que não conhece Jesus.
Existem no mundo muitas pessoas boas, com muita fé, capazes de dar a vida e cheias de esperança em cada um e no futuro. Por outro lado, também existe muita gente que nada conhece de Jesus, que nada experimentou e por isso se refugia em rotinas e ideias de sabedoria e poder.
Quantas vezes as decisões e as escolhas dos homens são a causa de sofrimento deles e de muitas outras pessoas? E porquê? Porque existe uma grande ignorância.
Coloca-se assim a questão: Quem lhes dirá?
Hoje, convido a refletir sobre tudo isto e a questionar.
E eu? Como me vejo no meio desta situação?
Tenho consciência do caminho a fazer? Tenho consciência da minha responsabilidade?
Desejo e disponho-me a ser marca de vida verdadeira para todos aqueles que me rodeiam?


Hoje Senhor peço-te que me aumentes o dom da fé e do discernimento. Que a minha vontade seja a tua vontade e o meu desejo o teu desejo. Que juntos possamos fazer o caminho que sonhaste.
Senhor, ensina-me a ser o teu rosto no meu dia a dia e a contribuir para uma sociedade mais verdadeira, justa e fraterna, um mundo mais ao teu jeito.

Os comentários estão encerrados.