«Se não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus»

Muito bom dia, Senhor! Estava a partilhar com os jovens que fizeram o exame do Português. Mostraram-me um dos textos que tinham estado a analisar, do Pe. Tolentino Mendonça, e fiquei a pensar sobre uma frase que estava escrita: “Passamos pelas coisas sem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir, juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar. Tudo transita num galope ruidoso, veemente e efémero. Na verdade, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver”. Ajuda-me, Senhor, neste dia, a parar, a escutar, a dar atenção a tudo o que está a acontecer à minha volta e também no meu interior.


Paro e presto atenção ao que me dizes hoje em Mt 18, 1-5.10.12-14:
Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe: «Quem é o maior no reino dos Céus?». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus. Quem for humilde como esta criança, esse será o maior no reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim. Vede bem. Não desprezeis um só destes pequeninos. Eu vos digo que os seus Anjos vêem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus. Jesus disse ainda: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».


Na estátua do professor João dos Santos há uma frase que diz: “O grande segredo do homem é a sua infância”. Jesus diz no Evangelho: «Se não fordes como crianças, não entrareis no reino dos céus». Penso muitas vezes no que é ser uma criança e porque é tão importante sermos como as crianças quando o que queremos é crescer, ser pessoas crescidas, maduras. O que há de importante ou de essencial numa criança?
Será puro acaso a sua humildade, simplicidade, abertura, alegria, o seu sorriso? Acho que posso enumerar imensas qualidades que as crianças têm, mas o que há de essencial numa criança? “O grande segredo do homem é a sua infância”. O grande segredo de Jesus… é ser, saber-se e viver como Filho muito amado. O grande segredo de uma criança é sentir que temos um Pai que não nos abandona, que tem tempo para nós, que nos abraça, cuida e ama. Se Jesus foi capaz de desfrutar da vida, de discernir, de enfrentar a cruz, de amar até chegar a dar a vida foi graças ao “Amor que havia na sua vida”.


Ó Pai, ensina-me a descobrir-me amado por ti, que o teu Amor faça de mim esse filho muito amado, que compreende o teu desejo permanente de me fazer feliz.

Os comentários estão encerrados.