Se O deixássemos actuar

“Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o Rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a Sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo.» Ao ouvir tal notícia, o Rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel». Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, depois de O encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-Lhe homenagem». Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o Menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando em casa, viram o Menino com Maria, Sua mãe. Prostrando-se, adoraram-No; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho”.  
Mt 2, 1-12

Jesus nasce num espaço, num tempo e numas circunstâncias muito concretas. 
Jesus fez-Se Homem exactamente como cada um de nós. Filho de Maria e José. Nascido em Belém, durante uma viagem dos Seus pais. Numa Judeia ocupada pelo Império Romano.

A mim ajuda-me muito imaginar todas estas circunstâncias em que Jesus nasceu, porque tomo consciência de que hoje Jesus também quer nascer nas circunstâncias concretas de cada um, nestas mesmas em que vivemos e que tantas vezes nos submergem completamente, e não numas quaisquer circunstâncias ideias e perfeitas, imaginadas por nós. Jesus não escolheu o lugar e o espaço perfeito para nascer. Conta-se mesmo que nasceu numa manjedoura… Nem o tempo ideal, pois mal nascera já era procurado por aqueles que O queriam matar…
Mas nós continuamos a achar que não somos dignos d´Ele, a querer ser perfeitos para que Ele possa nascer em nós, ou perfeitamente convencidos que isso não é possível porque as nossas vidas são demasiado desorganizadas e fora de controlo…

No entanto, Jesus nasceu em circunstâncias que nós consideraríamos completamente desorganizadas e fora de controlo. Só de fazer a comparação com os nascimentos dos meus filhos, em que tudo foi assegurado e programado quase até ao mais ínfimo pormenor… Mas a partir daí, desse lugar, desse tempo e dessas circunstâncias tão reais, Jesus é capaz de iluminar todas as nações e de salvar o mundo inteiro!!! Se nós compreendêssemos o poder do Amor de Deus…
E se O deixássemos actuar, em vez de, tantas vezes, O estorvar e/ou impedir…

Os comentários estão encerrados.