«Se o teu irmão se arrepender, perdoa-lhe»

Bom dia meu Senhor! Dai-me o dom da sabedoria…O sabor feliz de quem pratica o que sabe e o que reza! Obrigado por poder estar contigo e Tu comigo.


Hoje estou contigo através das palavras de Jesus no Evangelho de São Lucas (17, 1-6):
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os provoca. Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma mó de moinho e o atirassem ao mar, do que ser ocasião de pecado para um só destes pequeninos. Tende cuidado. Se o teu irmão cometer uma ofensa, repreende-o, e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes num dia e sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’, tu lhe perdoarás». Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé». O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela vos obedeceria».


As leituras de hoje revelam a proximidade de um Deus que nos conhece por dentro. O salmo de hoje é o salmo 139. Quem não sabe pequenos trechos de memória ou cantados? “Senhor tu me prescrutas e me conheces…”
Porém este Senhor, conhecendo-nos e conhecendo os seus discípulos, ousa elevar a medida da nossa compreensão do amor e da religião. Num dia normal de caminhada fala sobre a pérola de toque do cristianismo: o perdão.
Engraçado que quando Jesus levanta a fasquia dizendo que “se te ofender sete vezes num dia e sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’, tu lhe perdoarás “ a reacção dosdiscípulos não foi “é difícil! é impossível! não pode ser!” mas foi : é possível, se aumentares a nossa fé! “Senhor aumenta a nossa fé!”
O papa Francisco aterra muito bem ao quotidiano este núcleo do cristianismo numa sua mensagem:
«Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita, nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamo-nos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família torna-se uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.
Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.
É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença.»


Jesus, hoje ajuda-me a não desistir de querer viver como Tu e a agradecer as oportunidades de perdoar e ser perdoado. Ajuda-me a estar atento.

Os comentários estão encerrados.