Sê rico em relação a Deus.

Bom dia, Jesus, obrigado por nos convidares a olhar para além do nosso bem-estar e nos convidares a partilhar os nossos bens, para que todos juntos possamos construir uma sociedade mais fraterna e acolhedora, onde cada um possa receber o que necessita para ser feliz.


Hoje o Evangelho é Lc 12, 13-21
Dentre a multidão, alguém lhe disse: «Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo.» Ele respondeu-lhe: «Homem, quem me nomeou juiz ou encarregado das vossas partilhas?» E prosseguiu: «Olhai, guardai-vos de toda a ganância, porque, mesmo que um homem viva na abundância, a sua vida não depende dos seus bens.» Disse-lhes, então, esta parábola: «Havia um homem rico, a quem as terras deram uma grande colheita. E pôs-se a discorrer, dizendo consigo: ‘Que hei-de fazer, uma vez que não tenho onde guardar a minha colheita?’ Depois continuou: ‘Já sei o que vou fazer: deito abaixo os meus celeiros, construo uns maiores e guardarei lá o meu trigo e todos os meus bens. Depois, direi a mim mesmo: Tens muitos bens em depósito para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.’ Deus, porém, disse-lhe: ‘Insensato! Nesta mesma noite, vai ser reclamada a tua vida; e o que acumulaste para quem será?’ Assim acontecerá ao que amontoa para si, e não é rico em relação a Deus.»


Nesta parábola, o homem rico gravita em torno de si próprio. A colheita que teve foi extraordinária e ultrapassou todas as suas expectativas, de tal maneira que o seu celeiro não tinha dimensão suficiente para a guardar toda! Para que tal sucedesse a colheita deve ter sido várias vezes superior ao normal. Sendo assim, e sendo ele um homem rico, de certeza que este resultado lhe teria permitido prescindir de parte da sua colheita em benefício de muitos outros. Contudo, isto não lhe passa pela cabeça. Como vou fazer para guardar a MINHA colheita? Onde guardarei o MEU trigo e todos os MEUS bens?
Deus, porém, fala-lhe com muita clareza: Insensato! Não acumules! Sê rico em relação a Deus.
O convite desta parábola é partilhar parte dos frutos do meu trabalho e do que me seja dado. Partilhar, o meu dinheiro e a minha disponibilidade, faz-me estar ligado ao resto do mundo e criar novas oportunidades, para que outros vivam e para que eu possa deixar uma verdadeira herança, que permaneça eternamente. Ao morrer, como todos morremos, o homem rico da parábola, perdeu a oportunidade de gerar correntes de vida que jorrassem para a vida eterna. Apenas deixou como herança os seus bens materiais.


Jesus, ajuda-me a que eu, em vida, possa deixar uma rica herança aos que me rodeiam, tanto de bens materiais como de bens espirituais. Que eu seja um dom para os outros.
Peço-Te também que possa sempre encontrar alguém que me ajude a voltar aos Teus caminhos, quando estiver perdido pelos caminhos da avareza e da ganância.

Os comentários estão encerrados.