«Sede santos, como o vosso Pai celeste é Santo»

Nos últimos dias, tenho rezado com frequência a passagem de Mt 5, 38, que diz «Sede santos, como o vosso Pai celeste é Santo».
O convite que Deus nos faz à santidade, é um simultaneamente, um convite à felicidade. Santo, não é aquele que não tem pecados e faz tudo de forma perfeita, mas é aquele que é verdadeiramente feliz!
Buscar a felicidade, faz parte da natureza humana. Por isso, a santidade é possível, pois Deus nunca nos pede coisas inatingíveis. Essas, só a Ele pertencem! A santidade alcança-se, vivendo as pequenas coisas do dia-a-dia e tudo realizando de forma virtuosa. É ter um relacionamento humano baseado na prática das virtudes e de uma convivência calorosa e fraterna.
Diz-nos o apóstolo Pedro na sua primeira epístola (1Pd 1, 15): «A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede vós também santos, em toda a vossa maneira de viver».
Ser santo, vai para além da representação por estátuas e da veneração nas igrejas. Ser santo é possível a cada um de nós, aceitando o convite do Pai, para viver a própria vida, de forma diferente: ao estilo de Jesus! É pôr em prática os valores éticos e morais, contidos nos princípios evangélicos.
Diz também o apóstolo Pedro na sua primeira epístola, que o Pai que invocamos, é aquele que julga, sem acepção de pessoas, segundo a obra de cada um, durante o tempo da nossa peregrinação na terra.
Assim, e meditando numa reflexão do Sacerdote Jesuíta Pe Vanilson, “a vida de santidade deve ser concretizada na prática das virtudes do amor uns pelos outros, no bem-querer, no zelo pela paz, não considerada apenas como ausência de conflitos, mas como partilha de vida, no proporcionar das condições básicas para que todos tenham uma vida digna, na amizade universal, no respeito entre marido e mulher, pais e filhos, na auto-imunização contra as drogas e todo o tipo de vícios e no zelar pela honestidade e pela honra.
Um dos caminhos para a santidade, é uma espiritualidade centrada na pessoa de Jesus Cristo e na sintonia com o Espírito Santo. Sem vida de oração, é difícil ser santo. Santidade é ser Marta e ser também Maria. Saber estar aos pés do Mestre numa grande intimidade e agir ao mesmo tempo na história da humanidade, para transformar a realidade e a tornar cada vez mais parecida com o sonho de Deus”.
Ser santo, é desejo de Deus, é tarefa e missão de cada um de nós. Também é a minha missão! E como recompensa, recebo do Pai o dom da felicidade!

Os comentários estão encerrados.