Segue a estrela!

Domingo! Que bom Senhor posso estar com mais calma e ter mais tempo sem ter de sentir que corro contra o tempo!
Hoje a Igreja convida-nos a olhar para os Magos que seguiram a Estrela. Peço-te por todos aqueles que procuram caminhos novos na sua vida à procura de Deus.


E a história dos Magos é-nos oferecida em Mateus 2, 1-12
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.


A quem adoras?
Por quem fazes quilómetros e quilómetros até conseguires o que queres?
Por quê e por quem te cansas até não poderes mais?

Estas são algumas das perguntas que me assaltam ao ler esta passagem!
Porque todos seguimos alguma coisa ou seguimos alguém. O importante é apercebemo-nos da estrela ou das estrelas que seguimos.

Podemos dizer que estes Magos foram muito arrojados ao porém-se a caminho para um lugar desconhecido. Mas quantas vezes não é isso que fazemos? Se calhar a diferença é que achamos que os nossos caminhos são mais comuns, mais trilhados, mais de acordo com o que todos fazem…

Por isso hoje, Senhor, o teu convite é claro:
Olha para o horizonte e descobre a estrela que te levará até Mim! Estás disposto a segui-la? Ou preferes ficar na tua zona de conforto? Preferes ficar no já sabido e no sempre vai ser assim?


Os Magos sentiram o desafio de ir mais além à procura de Deus. E tu, Senhor, também me desafias a procurar-te fora do meu convencional? Ajuda-me a encontrar e seguir a estrela que fazes brilhar no meu caminho!

Os comentários estão encerrados.