Sejamos virtuosos

“Sede, antes, bondosos uns para com os outros, compassivos; perdoai-vos mutuamente, como também Deus vos perdoou em Cristo. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos bem amados, e procedei com amor, como também Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós como oferta e sacrifício de agradável odor. Mas de prostituição e qualquer espécie de impureza ou ganância nem sequer se fale entre vós, como é próprio de santos; nem haja palavras obscenas, insensatas ou grosseiras; são coisas que não convêm; haja, sim, acção de graças. Porque, disto deveis ter a certeza: nenhum fornicador, impuro ou ganancioso – o que equivale a idólatra – tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras ocas; pois são estas coisas que provocam a ira de Deus contra os rebeldes. Não sejais, pois, cúmplices deles. É que outrora éreis trevas, mas agora sois luz, no Senhor. Procedei como filhos da luz.”
Ef 4, 32 – 5, 1-8

Queridos irmãos, S. Paulo, nesta leitura ,exorta aos Efésios a que sejam virtuosos. A comunidade de Éfeso era constituída maioritariamente por pagãos convertidos. Apesar de terem abraçado a fé cristã não tinham quebrado absolutamente as suas relações com o passado pagão. É neste contexto que se enquadra a exortação de Paulo. Ele ensina, como um cristão deve ir integrando na sua vida a nova moral do Evangelho.

À partida, Paulo faz entender aos Efésios que pelo baptismo pertencem a uma família, a uma comunidade. E em seguida exorta para a prática de virtudes comunitárias: “Sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoai-vos mutuamente como Deus também vos perdoou em Cristo”. Esta atitude generosa de Deus nos é proposta como modelo a imitar: “Sede imitadores de Deus como filhos muito amados”.

Queridos irmãos, somente praticando a caridade fraterna, recomenda-nos Paulo, chegaremos a ser filhos muito amados de Deus, pois reproduziremos a faceta específica da sua paternidade, que é a generosidade em dar e dar-se. Somente perdoando-nos mutuamente construímos uma comunidade cristã sólida, famílias harmoniosas e amizades saudáveis.

Os comentários estão encerrados.