“Senhor, se quiseres, Tu tens o poder de me purificar”


Bom dia Senhor! Obrigado por mais um dia! Neste tempo de verão, que me faz pensar nas férias, é fácil acomodar-me e ir deixando cair algumas das minhas boas rotinas… Por isso hoje quero comprometer-me a viver contigo estes meses de verão. Dá-me a força de que preciso para viver contigo os desafios que irei encontrar.


A Palavra que hoje nos convidas a orar é retirada do capítulo 8 de Mateus, versículos 1 ao 3:
Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se quiseres, Tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.


Senhor, ao ler o Evangelho, sinto claramente que hoje me falas diretamente a mim. Bem sabes que o mais espontâneo é colocar as necessidades dos outros e do mundo no centro da minha oração… E isso não é mau, mas centrar-me muito nos outros impede-me de olhar para mim, e reconhecer as minhas lepras e a necessidade que tenho de purificar o meu coração. Hoje eu sou este leproso que cai diante de ti de joelhos e te suplica: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me!”
Na leitura diz que Jesus descia do monte e que numerosas multidões o seguiam. Alegra-me dar-me conta que foi Jesus quem desceu do monte, não precisei subir grandes encostas, pois o próprio Jesus desce à minha realidade para me curar. Também me sabe bem experimentar, que hoje valho mais que numerosas multidões… Não é difícil de imaginar a quantidade de pessoas que buscariam Jesus e que, empurrando tudo e todos, se tentavam aproximar dele… No entanto Ele parou diante deste leproso, que sou eu. Jesus, mesmo rodeado de tantos, tem tempo para mim,… para me olhar,… para dialogar comigo, para me estender a sua mão e me tocar!
Senhor, ajuda-me a reconhecer as minhas lepras… O que é que aos poucos me vai tirando a vida interior? O que é que aos poucos vai esfriando a nossa relação? O que é que me tem afastado de ti e me vai desfigurando?
Senhor, se quiseres tens o poder de me purificar! Preciso que purifiques o meu olhar, os meus desejos, o Amor com que quero amar os outros…
Jesus, hoje gostaria de recordar esses momentos em que senti o teu toque… aquele primeiro encontro, o testemunho daquela pessoa, aquela Palavra que ecoou no meu coração e me fez sentir profundamente amado por ti! Hoje recordo esses momentos em que verdadeiramente tocaste o meu coração, esses momentos em que me estendeste a mão e em que senti com força o teu abraço. Hoje reconheço que nesses momentos de “toque” me purificas e me curas!


Hoje Senhor quero que também o meu coração se curve diante de ti, se ajoelhe diante de ti e reconheça que preciso que me purifiques. E que por fim possa sentir o teu toque e escutar da tua parte: “Eu quero! Fica limpo!”

Os comentários estão encerrados.