Ser cristão é viver de forma séria na vida

Posso estar errada…posso não ter todos os elementos…posso inclusive não ter estudado com a profundidade que o tema merece, mas do que rezo, leio e observo e também resultado da minha idade (37) e como mulher divorciada penso que o homem (definição na qual me incluo) nos dispersamos, ou seja me disperso…

São momentos de dispersão em que a nossa fragilidade fica visível…

Tal como ir sair à noite, beber e acordar cheia de dores de cabeça. O que é isso? Uma dispersão, porque não havia necessidade e a pessoa distrai-se…mas quando regressa a si rapidamente percebe que prefere andar concentrada, focada, atenta, vigilante.

E para quê? Para encontrar o Reino, para viver em paz com a sua realidade, para se sentir bem nos seus pés…é tão importante estarmos bem onde estamos, no tempo, no local, nas situações…e isso requer que vivamos de forma ATENTA.

E hoje há muita diversidade, graças a Deus, mas essa diversidade também nos pode baralhar…há tantas saídas, há tantas portas, há tantos caminhos que se chega a pensar que tudo é bom…tudo é possível…todas as opções são certas..por exemplo bater num filho que se portou mal é uma opção, mas não está certo, dizer mal do amigo é uma opção mas não está certo, ficar com o dinheiro de outra pessoa que se distraiu é uma opção mas não está certo…

Aliás o evangelho exorta-nos a fazer o que é bom, belo e agradável ao Senhor, o que significa que há coisas que são o oposto…se não o Senhor não perdia tempo em Palavras vazias de conteúdo…se o Senhor nos pede para fazer o que é bom, belo e agradável aos Seus olhos, cabe-nos a nós cidadãos, homens, mulheres e crianças procurar o que na nossa vida pode ser vivido desta forma pois nem tudo se vive de forma bela, boa e agradável….digo isto porque se aproxima o tempo da quaresma e mais do que não comer chocolates (digo eu) o que a Igreja nos pede neste tempo é que se faça um “deserto” interior (dizia ontem um Cónego na rádio) ou seja, que olhemos para a nossa vida e analisemos à luz do amor de Deus o que poderia ser vivido de forma mais fecunda? O que poderia ser inundado de maior pacificação? Que pessoas merecem o meu perdão? De quem me tenho de afastar? De quem me tenho de aproximar?

Ser cristão é viver de forma séria na vida. E esta atitude tem que se revelar em todas as situações, não pode ser só às vezes.

Termino com uma pequena história que é bem ilustrativa da nossa natureza. Estive em cabo-verde a fazer missão quando tinha 22 anos, depois aos 23 e ainda aos 24 anos, pelo que aprendi que é muito importante poupar água. Passo a vida a dizer às minhas filhas “poupem água, fechem a torneira, não deites fora a água do copo” mas tenho um hábito: gosto de deixar a água a correr no banho para aquecer a banheira e a casa de banho. E no outro dia a minha filha de 3 anos vai a correr pelo corredor e diz em voz alta: “mãe estás a gastar água”….

Os comentários estão encerrados.