Ser digna de ti, Jesus

Senhor Jesus, obrigada por estares sempre presente e por este momento de oração em que quero aproximar-me verdadeiramente de ti.


Hoje as palavras exigentes de Jesus estão no Evangelho de S. Mateus 10, 37-42:
«Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim. Quem encontrar a sua vida há-de perdê-la; e quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Quem vos recebe, a Mim recebe; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por ele ser justo, receberá a recompensa de justo. E se alguém der de beber, nem que seja um copo de água fresca, a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”.»


Senhor Jesus, por vezes as tuas palavras são mais difíceis de compreender e guardar no coração! Na leitura de hoje falas de uma forma que parece, na primeira impressão, demasiado dura e exigente. Mas sei que se me mantiver na tua presença, se me inclinar para ti e te escutar com toda a atenção, se verdadeiramente orar com as tuas palavras, elas irão fazendo mais sentido para mim. Dizes, Jesus, que não é fácil ser digno de ti: é preciso amar-te mais do que ao pai ou à mãe, mais do que ao filho ou à filha. Qual o lugar que guardo na minha vida para ti, Jesus? Se é depois de todos os afectos e interesses, então certamente não sou digna de ti… Como posso mudar, para te dar a primazia, Senhor? Só na oração, na escuta demorada da tua Palavra, irei conseguindo, mesmo que pouco a pouco, transformar-me verdadeiramente numa discípula que procura dar-te o primeiro lugar.
E tomar a nossa cruz para te seguir, como se faz? Todos vamos tendo cruzes na nossa vida, no dia-a-dia ou em ocasiões de sofrimento ou perda. Mas se nos mantivermos unidos a ti, que ao carregar a tua cruz tomaste todas as nossas cruzes, se permanecermos em oração, então estaremos a seguir-te.
Desafias-nos também, Senhor, à verdadeira vida, aquela que encontramos quando aceitamos perder, por tua causa, o que é superficial ou mundano. O que preciso de perder para te encontrar, Jesus?
Finalmente, convidas-nos ao acolhimento. Como acolho cada um dos irmãos que encontro no caminho da vida?


Senhor, obrigada porque estás sempre comigo e as tuas palavras me vão conduzindo para uma vida mais cheia de sentido, quando as aceito e procuro seguir. Peço-te que me ajudes a ser fiel, a ser uma discípula digna de ti.

Os comentários estão encerrados.