Ser exigente… ambicioso… inconformista

Assim como meu Pai Me amou, Eu também vos amei: permanecei no meu amor. Se obedeceis aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos isto para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. Sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando. Não vos chamo empregados, pois o empregado não sabe o que o patrão faz; chamo-vos amigos, porque vos comuniquei tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi. Eu destinei-vos para irdes e dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. O Pai dar-vos-á tudo o que Lhe pedirdes em meu nome. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros»
Evangelho segundo São João, capítulo 15, versículos 9 a 17


Hoje, no momento actual, na situação concreta da minha vida, na situação concreta da das pessoas que estão à minha volta, convidas-me a ser exigente, ambicioso e inconformista! E isto não é ter mais mas ser mais. Ser mais amado e amar mais. Quantas vezes me conformo com o amor que recebo e que fica muito aquém do que necessito… Quantas vezes estou só concentrado no meu umbigo e o outro, que está mesmo ao meu lado, morre de fome e sede de amor. 
Tenho visto que é péssimo que me conforme com o nível de amor que recebo e que dou. O nível de amor a que ambiciono é aquele que receberei e darei. Se é baixo, viverei um amor insatisfatório e contaminarei insatisfação e amargura, se é alto, pode levar tempo e esforço até consegui-lo mas serei mais feliz e darei mais amor ao mundo que me rodeia.
Tenho dificuldade em ver que Jesus foi a pessoa mais feliz do mundo.
Tenho facilidade em vê-lo como alguém bonzinho e sacrificado, não como uma pessoa feliz, plena de gozo e alegria, que foi tão feliz que nem a perspectiva de morrer o demoveu do seu caminho.
Jesus, viveste uma “alegria completa” e, graças a isso, a nossa alegria pode ser completa. Para a atingir fostes exigente, ambicioso e inconformista. Não Te conformaste com a interpretação que os fariseus faziam da Palavra de Deus nem com os fardos que eram postos aos ombros das pessoas. Foste a fundo, foste feliz, mesmo que isso Te tenha custado a vida.
Sou convidado nesta leitura a sondar a minha alma, a olhar para a minha vida, para a minha relação de casal, para as minhas relações e a não me conformar mas ser exigente e ambicioso. Quando houver um cantinho de escuridão nas nossas felicidades, devo pegar no meu espanador e, com paciência e carinho, atacá-lo! Sei que tudo o que preciso para o conseguir posso-to pedir, Jesus, porque é Teu desejo. Sei que me ajudarás a alcançá-lo, se confiar em Ti, puser o meu esforço e entrar em diálogo com o outro ou outros.
Obrigado, Jesus, por me encheres de amor.
Obrigado pela Tua generosidade e por Te preocupares tanto com a nossa alegria e o nosso nível de amor.
Obrigado por me ajudares a sair do pântano de indiferença e conformismo onde tantas vezes caio.

Boa semana e boa oração

Os comentários estão encerrados.