Ser paciente… em tempos de pressa!

“…Disse-lhes, também, a seguinte parábola: «Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar frutos, mas não os encontrou. Disse ao encarregado da vinha: ‘Há três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não o encontro. Corta-a; para que está ela a ocupar a terra?’ Mas ele respondeu: ‘Senhor, deixa-a mais este ano, para que eu possa escavar a terra em volta e deitar-lhe estrume. Se der frutos na próxima estação, ficará; senão, poderás cortá-la.’»
Lc 13, 6 – 9
Ser paciente… em tempos de pressa!
 
Nos nossos dias sinto que é um verdadeiro desafio aprender a ser paciente! Tudo em nosso redor se tornou tão automático e de fácil aquisição que parece espontâneo!
São tempos de pressa… em que se diz: tempo é dinheiro… e se o tempo não rende, não é útil… e estamos a perde-lo!!
Corremos atrás dos ponteiros do relógio desesperadamente… como o coelho do País da Alice das Maravilhas! Chegando por vezes nem sequer a desfrutar o momento presente pois a mente já está na lista da meia hora a seguir.
Mas de facto existem tantas coisas na nossa vida que precisam de tempo e cuidado especial para que possam crescer e dar fruto. O essencial não é instantâneo!
Já dizia Aristóteles, que a qualidade não surge com uma acção isolada mas com o hábito de exercer tais acções. Por exemplo, nas nossas relações de compromisso, de amizade, de família, de trabalho, é necessário tempo real de qualidade  para que se possam desenvolver e crescer! Os chats, SMS, facebook, speedy datings… estão cada vez mais em uso, mas será esse tempo instantâneo e virtual suficiente para manter vivas as nossas relações!
Com que hábitos adubamos e cuidamos as nossas relações? Temos paciência para esperar que germine a reconciliação, cresça o compromisso, floresça a cumplicidade e surjam os frutos do amor?
O Senhor é paciente e tem esperança que a nossa vida dê muito fruto, e um fruto que permaneça!
Senhor ensina-nos a cuidar da nossa videira de relações com a mesma ternura e esperança que tens connosco, adubando com paciência e regando com gestos de amor e misericórdia a cada dia.
 

Os comentários estão encerrados.