“Shéma Israel, escuta povo de Deus”

Bom Dia Pai!
Obrigada por mais um dia que me convidas a estar Contigo, a viver na Tua confiança e sob o Teu Espírito, ou seja a comungar do Teu entendimento e da Tua capacidade de amar. Com efeito, a liturgia de hoje é sobre a sabedoria, não a que se aprende na escola, mas a que advém de Ti e se aprende com a vida. Por isso, hoje, apetecia-me começar a rezar dizendo Shéma Israel, escuta povo de Deus, escuta tu que me estás a ouvir.


Prov. 2
“Meu filho, se receberes as minhas palavras
e guardares cuidadosamente os meus mandamentos,
prestando o teu ouvido à sabedoria,
e inclinando o teu coração ao entendimento;
se invocares a inteligência
e fizeres apelo ao entendimento,
se a buscares como se procura a prata
e a pesquisares como um tesouro escondido,
então, compreenderás o temor do Senhor
e chegarás ao conhecimento de Deus.
Porque o Senhor é quem dá a sabedoria
e da sua boca procedem o saber e o entendimento.
Ele reserva a salvação para os rectos
e é um escudo para os que pro­cedem honestamente.
Protege os caminhos dos justos
e dirige os passos dos seus fiéis.
Então, compreenderás a justiça e a equidade,
a rectidão e todos os caminhos que conduzem ao bem”


Lendo esta leitura, Senhor, parece tão fácil aprender de Ti a sabedoria, aprender de Ti a amar e a viver. Aqui temos um verdadeiro manual de instruções com todos os passos que devemos seguir se essa for a nossa vontade.
No entanto Senhor, não obstante ser essa a minha vontade de coração, ando tantas vezes perdida:
– perdida porque escuto primeiro tantas outras vozes
– perdida porque me embrenho no imediatismo.
Mas também perdida porque muitas vezes parto do princípio que a Tua voz, aquilo que tens para me ensinar e propor está em ideias complexas e complicadas. O mesmo acontece com a forma como Te procuro, ando tantas vezes à volta, em busca de Ti, quando na verdade estou é enleada em mim própria e nas minhas circunstâncias; quando na verdade Tu me indicas o caminho de forma tão clara: Meu filho, se receberes as minhas palavras e guardares cuidadosamente os meus mandamentos, prestando o teu ouvido à sabedoria, e inclinando o teu coração ao e­tendimento; se invocares a inteligência e fizeres apelo ao entendimento, se a buscares como se procura a prata e a pesquisares como um tesouro escondido, então, compreenderás o temor do Senhor e chegarás ao conhecimento de Deus.


Senhor, que eu conserve em mim esta oração de hoje para ter presente, sempre, que Tu estás no afecto e na proximidade. Por isso te diriges a mim como “meu filho”, que me chamas a um entendimento de coração e não dispersar tanto os meus esforços e energias, naquilo que, muitas vezes, não é realmente importante.
Faz mais possível que eu te conheça como És e me construa mais à Tua semelhança, em vez de te reduzir, tantas vezes, àquilo que eu não sou aos teus olhos.

Os comentários estão encerrados.