«Simão, filho de João, tu amas-Me?»

Bom dia Senhor, hoje peço pela minha fé. Hoje rezo para ter a capacidade de me alimentar com o pão de Deus e não com outro. Hoje rezo para que a busca em ti seja constante e permanente.


Hoje a Igreja reza com o Evangelho de São João 21, 15-19:
Quando Jesus Se manifestou aos seus discípulos junto ao mar de Tiberíades, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me tu mais do que estes?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas quando fores mais velho, estenderás a mão e outro te cingirá e te levará para onde não queres». Jesus disse isto para indicar o género de morte com que Pedro havia de dar glória a Deus. Dito isto, acrescentou: «Segue-Me».


Jesus confia a Pedro a missão de Pastor supremo da Igreja. E fá-lo depois de três vezes lhe ter pedido uma profissão de amor, certamente em resposta à tríplice negação que ele fizera durante a paixão. Esta leitura tem um foco em “… tu amas-me?” Não porque o Senhor não saiba o que sentimos por ele mas pela nossa necessidade de revalidar, tomar consciência do que sentimos pelo Senhor. Pedro tal como todos nós passou por esta oração chegando mesmo a dizer: “Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo”. Claramente o foco não esta no que o Senhor sente ou o que sabe mas o que eu sinto e o que eu sei que sinto. Esta leitura tem a beleza e o convite de Jesus para a nossa vida: Amar, Apascentar e Seguir. São três atitudes que o Senhor nos convida e que não conseguimos viver uma sem a outra. Rezemos então durante o dia de hoje o Amor que tenho por Jesus, o testemunho que sou de Jesus e a que me chama Jesus.


Senhor, obrigado pela vida que me dás todos os dias. Senhor, olha por nós e ajuda-nos a reacender o dom de Deus que habita em nós. Senhor, quero viver na fé e cheio do teu Espírito. Quero amar-te, testemunhar-te e seguir-te.

Os comentários estão encerrados.