Somos convidados a olhar para a humildade de Cristo

“Não foi aos anjos que Deus submeteu o mundo futuro, do qual estamos falando. A este respeito, porém, houve quem afirmasse: “O que é o homem, para dele te lembrares, ou o filho do homem, para com ele te ocupares? Tu o fizeste um pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroaste, e todas as coisas puseste debaixo de seus pés”. Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse submisso. Actualmente, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. Pois tanto Jesus, o Santificador, como os santificados são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos, dizendo: “Anunciarei o teu nome a meus irmãos; e no meio da assembleia te louvarei”. 
 
Queridos irmãos, o autor da 1ª leitura de hoje, da epístola aos Hebreus, apresenta-nos o tema da humilhação-exaltação de Jesus. «… Vós o fizestes um pouco inferior aos anjos, de honra e glória o coroastes, tudo submeteste a seus pés».
Na realidade, Jesus era superior aos anjos, mas houve um período da sua vida no qual aparece pouco inferior aos anjos: o período da sua vida terrena que culminou na paixão e na morte.
 
Mas porque foi constituído pouco inferior aos anjos? Simplesmente por causa do princípio da solidariedade. Tinha que nos representar e ser o pioneiro da salvação, oferecendo-Se por todos. Devia pois partilhar todas as condições da humanidade que vinha salvar. Graças à humilhação chegou à exaltação e à glória.
 
Somos convidados a olhar para a humildade de Cristo, se queremos com Ele ser glorificados.
O orgulho a soberba não nos leva a lugar nenhum; nem aos olhos dos e muito menos aos olhos de Deus.  

Os comentários estão encerrados.