Somos uma grande família

«É que, como num só corpo, temos muitos membros, mas os membros não têm todos a mesma função, assim acontece connosco: os muitos que somos formamos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros que pertencem uns aos outros. Temos dons que, consoante a graça que nos foi dada, são diferentes: se é o da profecia, que seja usado em sintonia com a fé; se é o do serviço, que seja usado a servir; se um tem o de ensinar, que o use no ensino; se outro tem o de exortar, que o use na exortação; quem reparte, faça-o com generosidade; quem preside, faça-o com dedicação; quem pratica a misericórdia, faça-o com alegria.»
Carta aos Romanos, capítulo 12, versículos 4 a 8

A Humanidade toda constitui um só corpo e, individualmente, somos membros que pertencem uns aos outros.

Pai ajuda-me a ter consciência desta realidade e a vivê-la.

Não estou só neste mundo. A felicidade que todos ambicionamos tem de ser construída juntos. Desde criança que sou apoiado pela minha família e pelos meus amigos. Tudo o que sou, em grande parte, devo a eles. Como adulto, estou inserido numa sociedade que, constantemente interage comigo e com a qual também interajo. O meu futuro, e a minha felicidade, estão dependentes do que construímos juntos.

Quando tento ir por minha conta, vejo que as situações rapidamente me transcendem e sou esmagado por tudo o que me rodeia.

Quando, pelo contrário, conto contigo e com os outros, para cuidar do meu jardim e ajudar a cuidar do jardim dos outros, sinto-me com esperança, alegre e feliz. Vejo que o que quero viver está ao meu alcance e o que eu não puder fazer outro me ajudará a consegui-lo com as suas capacidades e engenho. Interagir com os outros e, mutua-mente, apoiarmo-nos, faz-me sentir parte de uma grande família. E não há nada me-lhor do que pertencer a uma grande família.

Ajuda-me, Pai, a descobrir o papel que posso desempenhar na construção da felicidade desta grande família. A pôr os meus talentos a render, Ajuda-me a ter consciência de que não tenho de salvar, sozinho, o mundo mas tenho apenas de descobrir qual a mi-nha missão, e vivê-la intensamente. Por último, ajuda-me a desfrutar da companhia dos meus irmãos.

 

 

Boa oração

 

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.