“Sou Charlie” “Não sou Charlie” “Sou Francisco” “Sou Maria” … ?

“Sou Charlie” “Não sou Charlie” “Sou Francisco” “Sou Maria” … ?

https://leonardoboff.wordpress.com/2015/01/10/eu-nao-sou-charlie-je-ne-suis-pas-charlie/

“Atacar a cultura alheia sempre é um ato imperialista. “

“Falar que “Com uma caneta eu não degolo ninguém”, como disse Charb, é hipócrita. Com uma caneta se prega o ódio que mata pessoas…”

Correndo o risco de voltar a bater na mesma tecla, voltar a um assunto tão falado. Não quero deixar passar estas pistas sem pensar um pouco na forma como nos relacionamos uns com os outros, como respeitamos a cultura do próximo, o valor que damos à liberdade, como vemos a consequência dos nossos atos.

Há muitos valores em jogo nesta história toda. Por vezes na nossa vida temos que optar entre duas vias. As duas nos podem parecer bem, as 2 tem coisas boas e coisas más. Temos que avaliar as consequências dessa opção na nossa vida e na vida dos outros.

Cada pais, cada religião, cada pessoa tem os seus valores. Na sociedade ocidental a Vida tem um valor altissimo, ao contrário de outras culturas como no Japão onde até houve Kamikazes. Na Europa a ideia de kamikaze é algo absurdo. Uma antropologa japonesa diz que não se pode compar os homens bomba islamicos com os kamikaze, mas para a cultura europeia é uma questão do valor da Vida.

Será que podemos “brincar” com as outras culturas pondo os nossos valores, neste caso a “liberdade”, acima dos seus valores?

Quantas vezes no meu dia a dia ponho as minhas ideias acima das ideias dou outros? A minha vontade é mais importante que a dos outros? Eu sou dona da Verdade?

Os comentários estão encerrados.