“Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito…”

Obrigada Jesus por este tempo pascal em que, como Igreja, celebramos a tua Ressurreição, o teres vencido a morte e a esperança de que também a vencerás em nós. Obrigada porque já nesta terra nos ensinas a viver como pessoas ressuscitadas. Isso é viver a vida eterna.


Hoje a tua Palavra chega-nos através do Evangelho de S. João 3, 16-21:
Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus. E a condenação está nisto: a Luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à Luz, porque as suas obras eram más. De facto, quem pratica o mal odeia a Luz e não se aproxima da Luz para que as suas acções não sejam desmascaradas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da Luz, de modo a tornar-se claro que os seus actos são feitos segundo Deus.


“Tanto amou Deus o mundo…”
Tenho noção de quanto Deus ama o mundo, do quanto Deus me ama?
Cada vez que me apercebo um bocadinho mais do seu amor, mais vejo que não alcanço este “tanto”…
Que pai seria louco a ponto de entregar o seu filho sabendo que iria ser maltratado, rejeitado e morto?
Só um pai com outros filhos em perigo a quem precisa salvar! Um Pai, como o nosso Deus, louco de amor por esses filhos, que não consegue abstrair-se das opções erradas que fazem e quer levá-los a escolher caminhos de Vida. Para isso envia um Filho que é Caminho, Verdade e Vida.
Deus já tinha mandado pessoas, como os profetas e outros, para ensinar os Seus caminhos. Mas nada como ir Ele próprio. E mandar o Filho é como ir Ele mesmo, pois quem vê o Filho vê o Pai.
Quando conhecemos alguém de novo que vale a pena ficamos mais ricos. Conhecer Jesus e através d’Ele o Pai é encontrar o grande tesouro no qual vale a pena apostar. E depois tirar proveito disso, que significa deixar que o seu Amor nos envolva. Deixar-nos amar cada dia. Nisso consiste a vida eterna: viver do Amor de Deus para poder dá-lo aos outros. É tão simples e nós complicamos.
Gosto muito deste trecho do Evangelho porque explica bem que Deus não condena ninguém. Cada um de nós é que se afasta d’Ele quando pratica o mal. Cada pessoa é que cria o seu próprio inferno e nele vive já aqui nesta terra.


Querido Jesus, ajuda-nos a conhecer-te cada dia mais um bocadinho, a tirar proveito do teu Amor que nos constrói, que nos salva de viver fechados no nosso egoísmo, que nos faz viver uma vida com sentido, uma vida que, porque é vivida no amor, é eterna.

Os comentários estão encerrados.