«Tenho ainda muitas coisas para vos dizer»

Olá Senhor. Obrigada por este novo dia que me permites viver. Obrigada por esta sede que tenho de te encontrar, de escutar de ti uma Palavra que me alimente, que me alargue, que me dê vida, que me dê um sentido maior.


Enquanto respiro fundo, faço silêncio e escuto o evangelho de hoje – Jo 16, 12-15:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há-de vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vos há-de anunciá-lo. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vos há-de anunciá-lo».


Jesus, gosto tanto de imaginar estes diálogos profundos que tinhas com os teus discípulos. E perceber de que maneira é que eles aconteciam, como é que fazias quando lhes querias dizer coisas importantes, algumas delas muito íntimas até…
No evangelho de hoje percebemos que os teus dias se vão aproximando do fim, e Tu estás cada vez mais consciente de que te resta pouco tempo para formar os doze… Por isso, as palavras que dizes são ponderaras, são escolhidas, são meditadas: “tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora”.
Jesus, que sentias Tu no teu interior neste momento?
Deve ser tão difícil sentir que se tem ainda tanto por dizer e saber que já não é possível fazê-lo. E não era tanto por ti, mas por eles, que não estavam preparados para te escutar e compreender. Que difícil enfrentar esta situação. E no entanto, noto em ti uma serenidade que me edifica tanto… Há em ti uma confiança, a confiança no depois, a confiança no Espírito Santo. Tu aceitas o limite dos teus discípulos. Aceitas que eles não te compreendam de todo, e não ficas nervoso nem irritado por isso… Não queres tudo à tua maneira nem no teu tempo.
Como eu gostaria de ser um pouco mais como Tu… Quantas vezes fico triste, desanimada, revoltada quando sinto que os outros não me compreendem… ou não me compreendem no momento em que eu preciso… Quantas vezes fico bloqueada a pensar que se eu mesma não conseguir explicar determinado assunto, os outros não vão compreender… como se não houvesse mais tempo, ou outros além de mim. Mas Tu estás confiante: quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena.


Jesus ensina-me a confiar. Abre-me à confiança no Espírito Santo. Recorda-me que não tenho que resolver a vida inteira sozinha, nem tenho que contar só com o tempo presente. Alarga o meu olhar, o meu horizonte. Que eu saiba contar com a ajuda do teu Espírito, que me deixe guiar por Ele até à verdade plena.

Os comentários estão encerrados.