Todos temos dentro de nós trigo e joio…

Olá Jesus. Eis-me aqui, diante de Ti. Ponho-me nas Tuas mãos assim como estou. Queria estar mais tranquila e serena, mas noto-me apressada e ansiosa com tudo o que ainda não fui capaz de ser e fazer. Mas não faz mal. Assim como estou, posso encontrar-me Contigo. É tão bom saber que não me rejeitas, e apesar da minha casa estar desarrumada, Tu vens na mesma. Não pedes nada, somente um coração sedento.
Jesus, vem! Eu tenho sede de Ti.


O Evangelho de hoje é Mt 13,36-43.
“Afastando-Se, então, das multidões, Jesus foi para casa. E os Seus discípulos, aproximando-Se dele, disseram-Lhe: «Explica-nos a parábola do joio no campo.» Ele, respondendo, disse-lhes: «Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do Reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que a semeou é o diabo; a ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os anjos. Assim, pois, como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do Homem enviará os Seus anjos, que hão-de tirar do Seu Reino todos os escandalosos e todos quantos praticam a iniquidade, e lançá-los na fornalha ardente; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o Sol, no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, oiça!»


Jesus, este evangelho começa com uma frase curiosa: “Afastando-Se, então, das multidões, Jesus foi para casa”. É estranho… Nós estamos habituados a ver-Te andar de um lado para o outro, rodeado de gente… E de repente, o evangelho lembra-nos que Tu também tens uma casa… E desta vez decidiste afastar-Te da multidão e ir para Tua casa.
Os discípulos aproveitaram logo a ocasião para ter uma conversa mais particular… Imagino que terão ficado altamente perplexos e baralhados quando lhes contaste a parábola do trigo e do joio… E uma vez mais, Tu explicas-lhes tudo, com paciência.
Reconheço que a minha tendência imediata ao ler esta parábola é dividir o mundo em filhos do Reino e filhos do maligno, em bons e maus e colocar-me automaticamente do lado dos bons… Mas também sei que esta é uma leitura demasiado infantil de mim própria e da realidade… Na verdade, todos somos bons e maus, todos temos dentro de nós trigo e joio…O importante é que Tu não te escandalizas! Nós ficamos assustados, perguntamo-nos mas como é possível? De onde veio? Escandalizamo-nos… Queremos arrancá-lo de imediato… Mas Tu Jesus és bem mais paciente e pedagógico. Sabes que em cada um de nós há trigo
e há joio, e não Te perturbas diante disso. Pelo contrário, dizes: deixai-os crescer juntos,
lado a lado… Quando chegue o tempo da ceifa, pelos frutos os distinguiremos. O bom fruto
será guardado, o joio será queimado…


Jesus, Tu não te escandalizas. E eu? Às vezes, custa-me tanto aceitar o trigo que há em mim e nos outros…
Ensina-me, Jesus, a amar como Tu, a aceitar-me, a aceitar o outro como Tu, e sobretudo, a esperar com a Tua esperança.

Os comentários estão encerrados.