«Um de vós Me entregará»

Senhor, nesta semana tão importante na minha e na Tua vida peço-Te a graça de poder olhar estes dias não como uma Páscoa mais mas como a maior prova de Amor, a maior prova de que valemos a pena, valemos a Tua entrega.


O Evangelho do dia de hoje é Mateus 26, 14-25:
Naquele tempo, um dos Doze, chamado Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e disse-lhes: «Que estais dispostos a dar-me para vos entregar Jesus?» Eles garantiram-lhe trinta moedas de prata. A partir de então, Judas procurava uma oportunidade para O entregar. No primeiro dia dos Ázimos, os discípulos foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?» Ele respondeu: «Ide à cidade, a casa de tal pessoa, e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo. É em tua casa que Eu quero celebrar a Páscoa com os meus discípulos’». Os discípulos fizeram como Jesus lhes tinha mandado e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, sentou-Se à mesa com os Doze. Enquanto comiam, declarou: «Em verdade, em verdade vos digo: Um de vós Me entregará». Profundamente entristecidos, começou cada um a perguntar-Lhe: «Serei eu, Senhor?» Jesus respondeu: «Aquele que meteu comigo a mão no prato é que vai entregar-Me. O Filho do homem vai partir, como está escrito acerca d’Ele. Mas ai daquele por quem o Filho do homem vai ser entregue! Melhor seria para esse homem não ter nascido». Judas, que O ia entregar, tomou a palavra e perguntou: «Serei eu, Mestre?» Respondeu Jesus: «Tu o disseste».


Estamos já neste tempo final da Quaresma, às portas da Páscoa. Esta leitura está cheia de entrega… seja porque Judas Te entrega, seja porque já intuímos que é o que Tu farás brevemente. Que paradoxo que Tu, que vieste para ser tudo, sejas trocado por dinheiro. Entregam a Tua vida apenas pelo económico e financeiro, apenas por ganhar poder, apenas para possuir mais. E eu por quantas moedas Te troco? Troco-Te por orgulho? Troco-te por tempo? Troco-te por vergonha? Por quantas moedas Te tenho vendido? Que bom que Tu Jesus vens dar uma resposta diferente. Fazes da Tua vida que alguém quis entregar uma doação livre por mim. É comigo que queres passar esta Páscoa, é em minha casa que queres celebrar com os Teus discípulos.
Como é que tenho preparado a casa para Ti?
É verdade que os meus dias às vezes são marcados por fragilidades, esquecimentos e algumas vezes até traições, mas a Tua proposta sempre transforma isso em entrega e em generosidade.


Senhor dá-me uma fé que permaneça, um coração que descubra o Amor todos os dias. Que possamos hierarquizar os valores e agir em conformidade com eles mais do que com essa corrente de ganância e privilégios. Ensina-me neste final de Quaresma a ouvir de Ti a Tua história!

Os comentários estão encerrados.