Um mandamento novo

“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” 
Jo 13, 34

Nestas Suas palavras Jesus revelou-nos o segredo que conduz à felicidade, e que corresponde à forma como Ele viveu a Sua própria vida, para nos mostrar o caminho. Jesus chama-nos a amar os outros.

Talvez a primeira dificuldade que se coloca no amor aos outros seja que requer que coloquemos a nossa própria vontade e interesses imediatos em segundo plano, criando disponibilidade interior para fazer aquilo que ajuda mais o outro. Às vezes pode ser simplesmente fazer o que o outro deseja quando há conflito de interesses, e quando isso não põe nada de importante em causa. Por pouco que pratique esta atitude cristã, reconheço que os momentos em que o faço se tornam normalmente momentos de alegria, os mais felizes do dia, nomeadamente por se tratar de uma alegria inesperada, ao contrário das alegrias previsíveis pré-compradas que a sociedade de consumo nos oferece.

Este desafio de atender às necessidades dos outros poderá chamar-nos por caminhos bem diferentes daqueles que imaginávamos. Assim Deus nos ajude a reconhecer e aproveitar essas oportunidades.

A palavra de hoje convida-nos a meditar na forma particular como Jesus nos amou, porque foi essa forma que Ele nos convidou a imitar. E considerando a vida de Jesus, o que ele fez foi apontar-nos o Pai, fazer tudo para que transformássemos a nossa vida no sentido de viver em comunhão com Ele. E se Jesus fez isso foi certamente porque sabia que esse era o caminho que nos tornaria mais felizes, o caminho que nos identificaria mais com a nossa verdadeira matriz de filhos de Deus, feitos à Sua imagem e semelhança.

Assim, amar os outros (e a nós próprios) passará também talvez pela mesma forma de estar: fazer o que estiver ao nosso alcance para que as pessoas se possam identificar com aquilo que são no seu íntimo – filhos de Deus – isto é, dar-lhes a oportunidade de descobrir o quanto Deus os valoriza, e o quanto podem ser felizes se atenderem a esse amor e lhe procurarem corresponder.

Tenho muito a agradecer às pessoas que na minha vida têm desempenhado este papel para comigo, desde a família aos companheiros de comunidade e alguns amigos. Gostaria também eu de ser capaz de amar como Jesus amou, valorizando os outros por aquilo que são e ajudando-os a ter a confiança que os capacita também para amar.

Ajuda-nos Senhor a ter presentes as oportunidades de amar que constantemente nos colocas, a ser capazes de nos pôr a nós mesmos em segundo plano, a atender às necessidades dos outros e a ser capazes de ter sobre eles o mesmo olhar de esperança e de aprovação que Tu tens, ajudando-os a sentir-se amados e felizes, nomeadamente aqueles com quem nos custa mais relacionarmo-nos.

Ajuda-nos a recolher de Ti as forças para viver este desafio, e como o caminho só se pode fazer um pequeno passo de cada vez, ajuda-nos hoje Senhor a dar aquele pequeno passo que só nós podemos dar por estes dias.

Os comentários estão encerrados.