Uma Boa-Nova pode surgir em mim

“Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler.  Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim,  porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres;  enviou-me a proclamar a libertação aos cativos  e, aos cegos, a recuperação da vista;  a mandar em liberdade os oprimidos,  a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.» Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-Se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» Todos davam testemunho em Seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da Sua boca. Diziam: «Não é este o filho de José?»”
Lc 14, 16- 22
Bom dia, Jesus.
Obrigado por Tu teres vindo ao nosso mundo real e muito concreto e por teres sido filho de um carpinteiro, de uma pessoa real com uma profissão real.
Desta passagem vejo que, ao leres esta passagem de Isaías, as pessoas ficaram surpreendidas com a intensidade e com a autoridade com que a leste. Foi de tal modo que, quando terminaste, todos os olhos estavam fixos em ti.
Agora, como na tua altura, todos ansiamos pela liberdade, por novos horizontes e por receber a boa nova. Na tua altura esperava-se que viesse alguém, exterior às suas realidades, que fizesse tudo isso. Na actualidade penso que também muitos gostariam que lhes caísse o totoloto ou algo que lhes resolvesse as suas vidas…
Tu vieste para nos mostrar que a solução está nas nossas mãos.
Deus quer que nos libertemos, quer dar-nos uma nova terra e uma nova esperança mas, para isso, temos de entrar numa dinâmica de libertação, de procura de novos horizontes e de construir uma nova realidade.
Deus sabe que sem a nossa adesão não há nada que dure. Sabe também que, sozinhos, não conseguimos vencer todo o mal que nos oprime e que surge constantemente nas nossas vidas. Foi por essa razão que vieste ao nosso mundo, Jesus. Para estares connosco e para nos poderes dar a boa nova de um mundo novo.
Ajuda-me a acreditar que a partir da minha vida quotidiana posso também fazer surgir uma boa nova. Posso abrir os meus horizontes a uma nova realidade e, contigo, libertar-me de todas as forças que me oprimem. Ao libertar-me, e entrando contigo numa dinâmica de viver do amor e para o amor, posso também libertar os que me rodeiam e criar este mundo pelo qual todos ansiamos.
Boa oração

Os comentários estão encerrados.