«Vigiai, porque não sabeis quando virá o dono da casa»

Olá Senhor, Jesus, Espírito Santo e Maria. Bom dia!!! Que bom poder começar o dia em família e que bom ter hoje mais uma oportunidade de me poder transformar e de poder ser parte ativa neste mundo …


Hoje, somos convidados a mergulhar no Evangelho de Marcos 13, 33-37:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!».


Neste texto, Jesus convida os discípulos a vigiar. Através de uma parábola, fala-nos de um homem que deixa a sua casa para fazer uma viagem. Confia aos seus servos o cuidado dessa sua casa, dando a cada um uma tarefa, incluindo a de porteiro que é específica para vigiar. E o dono da casa parte, mas não diz quando chega.
Vigiar, remete para o estar atento e em oração constante. Reconhecer quem é o Senhor da casa, qual a missão que recebemos e agir de forma consequente é o que nos é pedido. É que podemos sempre esquecer-nos dele e do que nos convida a realizar, e quem sabe, querermos ser nós o dono da casa e assim agir segundo os nossos caprichos. Por isso, os servos que vigiam estão sempre ligados ao seu senhor e sempre prontos para o seu regresso. De tal forma, que servir animado pelo amor permite viver uma familiaridade e partilha de vida que faz da espera um momento de plenitude.
O Senhor quer encontrar-se com cada um de nós… Como vigiamos? Como escuto a sua palavra? Estou atento aos sinais da sua presença? Como é que esta palavra me tocou? Consolou-me? Leva-me a agir de maneira diferente? Em quê?
Viver sintonizado na frequência do Senhor é uma opção que tem de ser renovada diariamente por cada um de nós. Nesse ponto, a escuta fica mais limpa de ruídos e conseguimos saborear a letra e a melodia…


Convidava agora a formularem ou desenharem uma ou duas ideias simples que tenham tocado para que depois cada um as leve consigo ao longo deste dia…

Os comentários estão encerrados.