Viver não custa, o que custa é saber viver

Noutro dia tive o privilégio de poder assistir a uma palestra sobre “Educar para o Optimismo” e qual o meu espanto quando a oradora começou por dizer que se não começássemos, nós próprios a sermos optimistas, nunca iríamos ser capazes de educar os nossos filhos a serem eles próprios optimistas.
Porque um optimista é uma pessoa que olha para a sua realidade (independentemente da vida lhe correr “bem” ou “mal”) com um olhar positivo.
Ou seja, a leitura que faz da sua vida é boa e como isso é incorporado na sua própria vida, torna-a por isso melhor.
 
 
Sinto que se não é com a ajuda de um Deus Amor Misericordioso Compassivo… temos tendência a ver a nossa vida (por melhor que nos corra objectivamente) com um olhar de insatisfação, comodismo e até mesmo de pessimismo e falta de esperança.
Como é que face ás maiores tragédias que podemos viver (como seja uma doença. A morte de alguém querido, o desemprego, uma tragédia natural, etc.) podemos olhar para a vida com um olhar de esperança, com um sorriso na cara por acreditar que a vida vale a pena der vivida independentemente das circunstâncias!?
Viver é muitas vezes muito duro. Ou porque, objectivamente, algo de muito difícil nos acontece ou porque não temos capacidade para viver a vida com gratuidade, humildade, agradecimento, tolerância, paciência e, com isso, vivemos com pesos grandes às nossas costas.
Só que Jesus foi um óptimo testemunho de como ser feliz apesar das situações muito duras que possamos viver. E a ressurreição é o melhor exemplo disso.
Aparentemente a vida de Jesus tinha sido curta e tinha terminado da pior forma. Ninguém percebia o porquê de tanto sofrimento e tão trágico fim.
Quantas vezes não nos acontece o mesmo? Quantas vezes não percebemos o porquê de tantas desgraças?
E, no entanto, a morte não teve a última palavra, mas sim a vida. Jesus renasceu no coração de todos aqueles que acreditaram que há vida para além da morte!
Vivamos por isso com a esperança de encontramos e saboreamos a alegria de viver cada dia tal quel nos é dado viver!
Adaptado de Pistas do caderno de Oração da Páscoa 2010

Os comentários estão encerrados.