Viver o Essencial

«Jesus encontrava-se em Betânia, na casa de Simão, o leproso. Estando à mesa, chegou uma certa mulher que trazia um frasco de alabastro, com perfume de nardo puro de alto preço; partindo o frasco, derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus. Alguns, indignados, disseram entre si: «Para quê este desperdício de perfume? Podia vender-se por mais de trezentos denários e dar-se o dinheiro aos pobres.» E censuravam-na. Mas Jesus disse: «Deixai-a. Porque estais a atormentá-la? Praticou em mim uma boa acção! Sempre tereis pobres entre vós e podereis fazer-lhes bem quando quiserdes; mas a mim, nem sempre me tereis. Ela fez o que estava ao seu alcance: ungiu antecipadamente o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo: em qualquer parte do mundo onde for proclamado o Evangelho, há-de contar-se também, em sua memória, o que ela fez.»
Muitas vezes julgamos e somos julgados pelo que fazemos, tal como fizeram alguns em relação ao gesto desta mulher.
Para Jesus cada coisa é valiosa e por isso é capaz de valorizar este gesto em vez de o criticar. Jesus vive a sua vida em acção de graças, sabe reconhecer e dar valor ao que cada um é e tem para dar.
E nós , como vivemos a nossa vida? Em acção de graças, ou em constante medição do que não está e ainda falta?
Não somos nem melhores, nem piores que cada uma destas pessoas de que nos fala este texto de S. Marcos, Todos temos momentos de sombra e de luz na nossa vida, coisas boas e coisas más. A maior riqueza que temos é o dom que recebemos de Deus – o dom da fé e do amor.
Viver a vida que temos como dom de Deus é dar o melhor que temos, Aquela mulher fez o que estava ao seu alcance, e nós, o que está ao nosso alcance fazer?
Jesus não espera de nós, tal como não esperou daquela mulher, os esquemas da eficácia e do maior ganho, pelos quais estamos habituados a ser medidos.
“Sempre tereis pobres entre vós e podereis fazer-lhes bem quando quiserdes”
Sempre haverá dificuldade, momentos de sucesso e fracasso, alegria e tristeza, …Aquilo a que Jesus nos convida é a viver o essencial, viver em comunhão com ELE. Nessa comunhão encontramos a fonte do amor e o dom de o revelar a cada homem e cada mulher, da forma que está ao nosso alcance e com a confiança que respondemos Àquele que nos ama.

Os comentários estão encerrados.