Vós sois o sal da terra.

«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu.»
Mt 5, 13-16
Jesus acredita que cada pessoa que O segue pode ser continuadora da sua missão.
Ele é a Luz do mundo e o sal da terra. Mas nós também o podemos ser. Até porque neste momento, apesar de Ele estar presente e actuante, é invisível para muitos. Assim, a nossa responsabilidade de cristãos é grande. 
Como iluminamos a vida das pessoas que nos rodeiam? Como as pomos em contacto com a verdadeira Luz? Deixamos transparecer através da nossa vida o amor e a vida de Jesus? Como damos sabor e sentido verdadeiro à vida? Ou já somos esse sal que perdeu o sabor? A nossa vida é igual à de tantos outros que já perderam o sentido, que já se resignaram a viver mais ou menos, que se deixaram dominar pelos “deuses” desta sociedade de consumo e ansiosa por poder e riqueza?
 
Se olharmos para as bem-aventuranças e começarmos a pô-las em prática, seremos esse sal e essa luz que o mundo tanto precisa para ser feliz de verdade. Parecem uma contradição, mas na verdade são mesmo a resposta ao que procuramos, pois são o resumo daquilo que Jesus viveu. Viver a Boa Noticia que Jesus nos trouxe é difícil e a uma primeira vista pode parecer pouco atractivo. Mas quando a começamos a pôr em prática reconhecemos que Jesus não nos engana. 
 
Mas para isto, é também preciso deixar-nos cativar por ELE. Só a experiência de um Amor maior é capaz de arrancar-nos de outros amores desordenados que nos levam ao engano.

Os comentários estão encerrados.