Vou ficar à espreita para ver o que Ele me diz

“Vou ficar de pé no meu posto de guarda, vou colocar-me sobre a muralha, vou ficar à espreita para ver o que Ele me diz, que resposta dá à minha queixa. Então o Senhor respondeu-me: «Escreve a visão, grava-a em tabuínhas, para que possa ser lida facilmente. Porque é uma visão para um tempo fixado: ela aspira pelo seu termo e não falhará. Se tardar, espera por ela igualmente; que ela cumprir-se-á, com toda a certeza não falhará. Eis que sucumbe o que não tem a alma recta, mas o justo viverá pela sua fidelidade.”
Hab 2, 1-4

Quantas inquietações, sedes, queixas levo no coração!

E hoje, pela mão do Profeta Habacuc, o Senhor convida-me a “ficar à espreita para VER o que Ele me DIZ, que resposta dá à minha queixa”, “Se tardar, espera por ela igualmente; que ela cumprir-se-á, com toda a certeza não falhará.”

Senhor, hoje ao longo do dia, vou ficar à escuta, vou ficar à espreita, vou procurar estar mais atento à tua presença, que pode manifestar-se de mil e uma maneiras. Vou descobrir o quanto Tu és criativo porque o que mais desejas é “estar junto dos seres humanos” (Pr 8,31).

Esta semana compreendi com uma situação concreta da minha vida o que o Senhor me dizia “Se tardar, espera por ela igualmente; que ela cumprir-se-á, com toda a certeza não falhará.”

Uma inquietação que levava no coração era o tempo de oração, ao deitar, com os meus filhos. Todos
queríamos aproveitar este momento mas a verdade é que nem sempre o conseguíamos. E sentia que alguma coisa tinha que mudar mas não percebia bem o quê. Mudava o “formato” e nem sempre resultava. Esta semana resolvi mudar o tempo. Em vez de ser mesmo ao deitar, organizei o horário entre o jantar e o deitar de modo a que as crianças tivessem um tempo para brincar, o tempo de oração e um tempo para verem um filme; antes fazíamos tudo isto mas não por esta ordem e o facto de a oração ser mesmo antes de deitar era stressante porque, por um lado, eu não queria que demorasse, para eles se deitarem cedo, e eles incluíam algumas brincadeiras pelo meio para atrasar o deitar. Agora desfrutamos todos muito mais e durante os minutos que as crianças veem o filme e a casa está sossegada eu consigo ter uns minutos de oração diária para mim, o que agradeço imenso.

E o melhor de tudo é acreditar que a resposta do Senhor não falha, e ir saboreando isso na vida, nos detalhes do dia-a-dia.

“Assim como a chuva e a neve descem do céu, e não voltam mais para lá, senão depois de empapar a terra, de a fecundar e fazer germinar, para que dê semente ao semeador e pão para comer, o mesmo sucede à palavra que sai da minha boca: não voltará para mim vazia, sem ter realizado a minha vontade e sem cumprir a sua missão”. (Is 55,10-11)

Os comentários estão encerrados.