“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”

Senhor, a vida é uma continua sucessão de escolhas e decisões. Põe no meu coração a vontade de escolher sempre a melhor parte que tu nos ofereces e fazes procurar.


O Evangelho de hoje encontra-nos em Lucas Lc 16, 9-15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Arranjai amigos com o vil dinheiro, para que, quando este vier a faltar, eles vos recebam nas moradas eternas. Quem é fiel nas coisas pequenas também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas coisas pequenas, também é injusto nas grandes. Se não fostes fiéis no que se refere ao vil dinheiro, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não fostes fiéis no bem alheio, quem vos entregará o que é vosso? Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque, ou não gosta de um deles e estima o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro». Os fariseus, que eram amigos de dinheiro, ouviam tudo isto e escarneciam de Jesus. Então Jesus disse-lhes: «Vós quereis passar por justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações. O que vale muito para os homens nada vale aos olhos de Deus.»


Jesus é muito claro neste ensinamento:”Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, ou, “o que vale muito para os homens nada vale aos olhos de Deus”. Deus é muito subtil conhece os nossos corações no pequeno, no detalhe, na pobreza e na generosidade e partilha. Para Deus não são os gestos grandiosos que são importantes, não interessam as grandes notícias e feitos nos Jornais, Deus alegra-se a cada vez que vamos crescendo no dom da generosidade; da misericórdia, da caridade.

E não precisamos de ter características especiais, precisamos apenas de um amor à sua medida, de um amor até ao fim, que se traduz em pequenos gestos quotidianos de tratar o outro com ternura, com mais atenção, com misericórdia, a saber acolher, a saber tratar o outro tal qual ele é, a saber dar espaço, a dar o que o outro realmente necessita, a partilhar a vida a fé.

A grandeza de Jesus contrasta com os nossos dias, com os ambientes em que vivemos, onde são mais valorizadas as palavras celebridade, fama, reputação, renome, grandeza, honra, orgulho, o que importa é ser grande aos olhos dos outros e não aos olhos de Deus. Onde é importante ter muitas coisas ainda que o coração esteja vazio, o que importa é viver confortavelmente e facilmente, mas onde a permanente busca de conforto não afasta a inquietação em que se vive.

Conforme o Papa Francisco nos diz “Hoje a humanidade precisa de homens e mulheres, particularmente jovens, que não querem viver a sua existência “à metade”, “sacos de batatas no sofá”, mas jovens prontos a gastar a vida ao serviço gratuito aos mais pobres e mais vulneráveis.”

Com esta oração, Deus renova-nos o convite de nos tornarmos protagonistas do serviço na gratuitidade, para que sejamos um sinal misericordioso do seu amor na humanidade.


Obrigado Senhor, pelo caminho que nos apontas, multiplica em nós o fruto da Tua graça, enche-nos o coração com a plenitude de Jesus que nos faz procurar o que vale aos teus olhos.

Os comentários estão encerrados.