«Ele nos escolheu para sermos santos, em caridade, na sua presença»

Bendito seja Deus, bendito sejas Tu, Senhor, que cada dia, em cada instante, nos cumulas de bênçãos. São tantas que nem dá para contar. São como as estrelas do céu, como os grãos de areia no deserto. As palavras ficam curtas para agradecer tamanha generosidade. Obrigada. Obrigado. É tudo o que podemos dizer.


A Palavra de Deus de hoje em Ef 1, 3-6.11-12 fala-nos sobre esse imenso dom que Deus faz de nós para o mundo:
Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos Céus nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. N’Ele nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. Ele nos predestinou, conforme a benevolência da sua vontade, a fim de sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo, para louvor da sua glória e da graça que derramou sobre nós, por seu amado Filho. Em Cristo fomos constituídos herdeiros, por termos sido predestinados, segundo os desígnios d’Aquele que tudo realiza conforme a decisão da sua vontade, para sermos um hino de louvor da sua glória, nós que desde o começo esperámos em Cristo.


Somos um dom uns para os outros e somos um dom para o mundo. É para isso que Deus nos cria, nos escolhe, nos abençoa e nos envia. Para sermos um dom. Para sermos santos e irrepreensíveis em caridade, no amor uns pelos outros. Na sua presença. Não sozinhos ou por nossa conta, mas na sua presença. Maria experimentou isso quando escutou as palavras do anjo: “o Senhor está contigo”. Maria soube viver nessa Presença continuamente, sem distrações.
Deus derrama a sua graça sobre nós em quantidades exorbitantes para ver se finalmente nos apercebemos dela e da nossa missão neste mundo: amar e ser amados. Mas nós escondemo-nos tantas vezes e usamos toda a espécie de “guarda-chuvas” para fugir dessa graça e “proteger-nos”. Então, Deus tem de arranjar outras formas de nos salpicar de graça e tem de andar à nossa procura: “Onde estás?” Onde estou eu hoje? Tenho andado de impermeável, galochas e guarda-chuva ou tenho-me deixado encharcar pela graça e pelo amor de Deus ao ponto de cantar um cântico novo todos os dias pelas maravilhas que Deus tem operado na minha vida? Apercebo-me do dom que sou para os que partilham a sua existência comigo? E a nível global, que impacto tem a minha vida? Sou muito mais do que apenas um ou uma em mais de 7,5 mil milhões. Deus sonha muito alto com cada um de nós e dá-nos tudo o que precisamos para viver na sua presença e para ser a sua presença no mundo. Como posso envolver-me mais no seu projeto?


Avé Maria cheia de graça o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre Jesus. Santa Maria mãe de Deus, roga por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Os comentários estão encerrados.