Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»
Jo 20, 19-23
Ver Jesus ressuscitado deve ter sido motivo de grande alegria para aqueles primeiros discípulos. A ressurreição não é uma coisa banal, é sim uma coisa pela qual o ser humano anseia, que é a imortalidade e a plenitude da vida! E isso foi alcançado em 1º lugar por Jesus. Não é de admirar que tenha sido a base do anúncio dos discípulos e que depois S. Paulo tenha vindo dizer que se não acreditamos na ressurreição somos os mais desgraçados de todos; nesse caso mais vale comer e beber sem preocupações, porque amanhã morreremos e ponto final na história. Mas não: Jesus morreu e ressuscitou e isso também vai acontecer connosco. Não é mesmo nada banal… é muito grandioso…
Experimentar que Jesus está vivo, que está presente na nossa vida, que nos enche de paz e de alegria, também é dom e só o poderemos alcançar pelo Espírito Santo.
Damo-nos conta deste grande dom? Como acolhemos cada dia na nossa vida o Espírito Santo? Fazemos paragens para entrar em nós, no nosso interior e encontrar lá este Deus que são 3 Pessoas em comunhão, que habitam em nós?
Entrar no mistério da Santíssima Trindade é fazer experiência de Deus, que só se pode fazer por meio do Espírito Santo. E só nessa experiência de amor poderemos depois construir o Reino de Deus e anunciar a Boa Nova. A intencionalidade missionária parte sempre desta experiência de Deus.
Pai bom, faz-nos sensíveis e abre-nos ao Teu Espírito!
Jesus, faz com que sejamos dóceis ao Teu Espírito!
Espírito Santo, vem e deixa-nos experimentar o amor de Deus!