“‘Com licença’, ‘desculpe’, ‘obrigado’.”

“Dizer  obrigado  parece  tão  fácil,  e  todavia  é  tão  difícil!  Quantas vezes  dizemos  obrigado  em  família?  Quantas  vezes  dizemos  obrigado a quem nos ajuda, vive perto de nós e nos acompanha na vida? Muitas vezes damos tudo isso como dado adquirido! E o mesmo acontece com Deus”, afirmou. Num  dos  poucos  improvisos  que  teve  com  a  homilia  deste  domingo,  o Papa  avisou  os  fiéis:  “‘Com  licença’,  ‘desculpe’,  ‘obrigado’.” Com  estas três expressões, uma família avança todos os dias”. 
in rr.sapo.pt

Todos os meses escrevo as pistas para este site. Este mês, estou tão em baixo, que estava tentada a enviar um email à Sofia a dizer “este mês não contes comigo”.

Estava a pensar isto e apareceram-me à frente estas palavras do Papa Francisco. Este papa tem-me ajudado muito. Não são só palavras que diz, sabemos que a sua vida é coerente com as suas palavras.

“O segredo da felicidade é uma existência agradecida”.
Quando estamos na mó de baixo
faz-nos bem lembrar daquilo que devemos agradecer, aquilo que temos de bom na vida. 
Cada um encontrará as suas coisas. Eu posso agradecer uma
família feliz, unida, saudável.
Posso agradecer viver num local onde se vive em paz, onde ninguém passa fome. As noticias do barco que naufragou no mar mediterrâneo a poucas milhas da ilha italiana de Lampedusa são chocantes. Há muita gente no norte de África que não tem nada, absolutamente nada. Na Europa vivemos vidas de luxo quando comparadas com outros países do mundo.
Posso
agradecer ter um trabalho, receber o meu salário todos os meses.
Posso agradecer ter tido
uma educação superior, ter escolhido aquilo que queria estudar e a área em que queria trabalhar. A jovem paquistanesa, candidata a prémio Nobel da Paz, relembra-nos a sorte que temos de podermos estudar. Os estudos dão-nos independência, liberdade.

Obrigada Pai pela Vida, por todas as coisas boas que tenho.

Os comentários estão encerrados.