Então o lobo habitará com o cordeiro

“Naquele dia, brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do SENHOR: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor do SENHOR. Não julgará pelas aparências nem proferirá sentenças somente pelo que ouvir dizer; mas julgará os pobres com justiça, e com equidade os humildes da terra; ferirá os tiranos com os decretos da sua boca, e os maus com o sopro dos seus lábios. A justiça será o cinto dos seus rins, e a lealdade circundará os seus flancos. Então o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá. A vaca pastará com o urso, e as suas crias repousarão juntas; o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará na toca da víbora e o menino desmamado meterá a mão na toca da serpente. Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte, porque a terra está cheia de conhecimento do SENHOR, tal como as águas que cobrem a vastidão do mar. Naquele dia, a raiz de Jessé, estandarte dos povos, será procurada pelas nações e será gloriosa a sua morada.”
Is 11,1-10


Estas leituras radicais são para mim como uma pedrada no charco. Só mesmo o Senhor para nos incutir uma esperança destas. Tão dificil de acreditar, ainda para mais nos tempos que correm! Mas é possível, não por otimismo, mas porque Deus é Deus e temos o imenso privilégio de saber que o mal nunca tem a última palavra.

O Senhor aqui fala-nos de algo ainda mais radical do que o bem vencer. Fala-nos de o bem transformar o mal. E, de repente, nestes últimos dias, ao recordarmos Mandela, apercebemo-nos de que é real: o lobo pode habitar com o cordeiro!

Os comentários estão encerrados.