Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».
Olho por olho e dente por dente é uma expressão muito comum na comunidade onde vivo aqui em Cabo Verde, é uma comunidade pequena, mas que muitos não conseguem não dar respostas a provocações. Viver em comunidade é um desafio e viver com Deus no coração é um desafio ainda maior, porque sou chamada a dar testemunho do amor de Deus.
Pergunto-me se sou capaz de dizer diariamente sim a este desafio.
Porque viver o que Deus me fala ao coração e viver com as atitudes erradas que muitas vezes presencio é difícil, porque é ter força para não cair na tentação de pagar com a mesma moeda quem me ofende e ser capaz de dar respostas de um amor maior e romper com a espiral de violência e ser capaz de manifestar um amor sem medida, como S. Paulo diz na Carta aos Romanos (Rom 12, 21) “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.”, amar a todos sem descriminação, porque Deus também não faz descriminação no Seu Amor, o sol nasce para todos os Homens, assim como o Amor de Deus é universal.
Porque me sinto amada por Deus, acredito que o Espírito Santo me dá vigor para ir contra a corrente do pensamento de vingança em que se deixa o coração ser consumido pela maldade e discutir e agir de forma que muitas vezes dá azo a arrependimento ou justificações que não têm sentido para mim.
Acredito no “Reino” do Amor que Jesus anuncia, por isso tento anunciar também que a fúria não é resposta, mas como às vezes as minhas palavras não têm a repercussão desejada e como me sinto inflamada pela Palavra de Deus, rezo pela minha comunidade, porque muitos agem de “cabeça quente” e as consequências podem ser graves.