Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçaste a fé?

“Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões mais altas e chegou a Éfeso. Encontrou lá alguns discípulos e perguntou-lhes: «Quando abraçastes a fé, recebestes o Espírito Santo?» Eles responderam: «Nós nem sequer ouvimos dizer que existe um Espírito Santo». Paulo perguntou: «Que baptismo recebestes?» Eles responderam: «O baptismo de João». Então Paulo explicou: «João baptizava como sinal de arrependimento e pedia ao povo que acreditasse n’Aquele que devia vir depois dele, isto é, em Jesus». Ao ouvir isto, fizeram-se baptizar em nome do Senhor Jesus. Logo que Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar em línguas e a profetizar. Eram, ao todo, doze homens. Em seguida, Paulo foi à sinagoga e, durante três meses, falava com toda a convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus.” 
Act. 19, 1-8

Penso que esta leitura pode ajudar-nos a rever a quem seguimos.

Aqueles discípulos tinham recebido um batismo que não era aquilo que poderiam receber. Se calhar já se experimentavam felizes por conhecer Jesus mas de facto ainda não tinham consciência do Espirito Santo. Tinham o batismo de João mas ainda não o de Jesus.

Creio que ás vezes também seguimos pessoas muito boas e vivemos situações excecionais mas ainda não é aquela vida em abundância que Jesus tem preparada para nós. O povo judeu no deserto também teve essa tentação de ficar no caminho, de não chegar á Terra prometida, de não experimentar o pleno gozo.

Se ao refletir chegamos á conclusão de que ainda não experimentamos plenamente a amizade, o amor e a vida de Jesus podemos acreditar que Ele está desejoso de no la poder fazer experimentar.

A oração é a melhor forma de estar com Jesus. Não uma oração convencional padronizada, desenraizada do nosso contexto e das nossas circunstâncias pessoais e personalidade mas um tempo a sós e em silêncio interior com o nosso maior advogado, amigo e irmão. Por outro lado a entrega e a partilha são experiências concretas do seu amor nas quais ele se faz presente através de nós.

 

Os comentários estão encerrados.